Notícias
Em Sítio do Mato, Força-tarefa combate pesca predatória no Rio São Francisco
Publicado em
26/11/2018 00h00
Atualizado em
08/11/2021 11h41
22/11/2018
Em uma das ações da operação coordenada pelo Ministério Público (MP) da Bahia, através do Núcleo de Defesa da Bacia do São Francisco (Nusf), em parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, que teve início na região na última segunda-feira(19), a equipe aquática, que conta com o apoio da Marinha do Brasil de Bom Jesus da Lapa, realizou várias ações, nesta quarta-feira(21), no município de Sítio do Mato.
Foram aprendidos 4.800 metros de rede, e realizadas 48 vistorias e fiscalizações, 14 inspeções, 01 apreensão de barco, 14 inspeções, apressão de 01 barco, apressão temporária de 01 moto rabeta e a soltura de 11 peixes vivos que estavam presos. Foram aprendidos também, cordas de 20 metros cada, com linhas utilizando arame de aço, proibido por lei.
A ação faz parte da 43ª etapa do programa de
Fiscalização Preventiva Integrada (FPI)
, operação coordenada pelo Ministério Público (MP) da Bahia, através do Núcleo de Defesa da Bacia do São Francisco (Nusf), em parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. E é realizada em conjunto com diversos órgãos estaduais e federais: MP-BA, Adab, ANM, Marinha do Brasil, Crea-BA, Funasa, Ibama, MPE-BA, MPF-BA, MPT 5ª Região, OAB-BA, PRF, Seagri, Sefaz, Sesab, SSP-BA, SRTE, CRMV, SPU, Sepromi, Fundec, Funai, AGB Peixe Vivo e ONG Animália.
O objetivo é fiscalizar as cidades banhadas pelo Velho Chico e localidades vizinhas, a fim de evitar e/ou minimizar os impactos causados pelas atividades de degradação no rio considerado da integração nacional.