Notícias
:: CARTA DE MORRINHOS - Junho de 2015
Encontro realizado na cidade de Matias Cardoso (MG), objetivando traçar as metas de 2020, em defesa da Bacia do Rio São Francisco.
O Encontro de Morrinhos foi uma iniciativa independente e cidadã promovida por membros do Vidas Áridas, do Projeto Manuelzão, pescadores e ativistas ambientais de diversas origens sociais e históricas. Agradecemos a cordial acolhida no município. A simbólica Nossa Senhora da Conceição de Morrinhos foi escolhida para sediar esta primeira reunião, entre outros motivos, por ter sido a primeira freguesia de Minas Gerais, fundada em 1695 e palco de acontecimentos cruentos da história da colonização do Brasil.
A reunião e o teor da Carta de Morrinhos não têm caráter partidário, governamental ou corporativo. Ela está lançando a META 2020 em defesa da bacia do rio São Francisco. Convidamos a todos que assumam atitudes individuais e coletivas concretas, com autonomia instituinte e coragem, se somando conosco na defesa da bacia do rio São Francisco, sua natureza e seu povo.
Quando Morrinhos foi fundada, o rio São Francisco refletia integralmente os ciclos e a história natural. Mas desde 1500 veio se intensificando o uso inadequado dos bens produzidos pela natureza, devido às dinâmicas internacionais do mercantilismo e a seguir, a acumulação de capital dos primórdios da revolução industrial na Europa. Assim, instalou-se a escravidão e a repressão nos sertões do São Francisco, para impor os currais , avançando a monocultura do gado e o desmatamento. E neste período, surgiu na região o militar português Matias Cardoso, vindo de São Paulo com tropas para o desinço do sertão franciscano preando índios e quilombolas em estado de rebeldia. Em 1923, durante a República Velha, o nome desse Bandeirante foi dado à antiga freguesia de Morrinhos.
Acesse a Carta de Morrinhos, clicando aqui!