Valorização Docente na Educação Básica
O Programa Institucional Valorização Docente na Educação Básica visa trabalhar a inter-relação entre pesquisa, formação e divulgação científica e cultural para construir e compartilhar conhecimentos e realizar ações capazes de auxiliar no desenvolvimento de políticas públicas no campo da Educação voltadas para a valorização docente na Educação Básica. Temos em pauta decisões estratégicas que deverão influenciar todo o funcionamento da educação pública brasileira nos próximos anos. Nossa temática ilumina um dos princípios fundamentais para a melhoria da qualidade da educação: a valorização docente; que, através de projetos articulados, pretende posicionar a Fundação Joaquim Nabuco como importante ator social no campo das políticas públicas de Educação e Cultura. Adotamos como premissas três frentes de atuação capazes de contribuir para a valorização docente: condições de trabalho, qualificação e bem-estar. Conheça nossos projetos:
Coordenadora: Viviane Toraci
Contato: viviane.toraci@fundaj.gov.br
O licenciado em Ciências Sociais e sua atuação profissional em Pernambuco
Em 2008, a Sociologia foi reintroduzida no ensino médio requerendo, em nível superior, formação específica de seus professores, colocando para as Instituições de Educação Superior (IES) a responsabilidade de concretizar os objetivos da lei. Percebe-se que um dos principais desafios atuais, no que diz respeito à Sociologia no ensino médio, é a formação dos profissionais que atuam ministrando a disciplina. Essas novas exigências profissionais trazem consequências diretas para o processo de formação inicial e continuada dos professores. Um quadro com a relação entre os egressos de cursos de Ciências Sociais e o quantitativo dos docentes de Sociologia no ensino médio em Pernambuco, assim como suas condições de trabalho, será apresentado como produto desta pesquisa.
Coordenadora: Verônica Fernandes
Contato: wilson.fusco@fundaj.gov.br
Ensino médio no Nordeste: desafios à qualificação do trabalho docente
Do conjunto de elementos relacionados à qualidade de ensino, a formação e a condição de atuação dos professores despontam como elementos que merecem especial atenção, sobretudo no que diz respeito ao ensino médio na Região Nordeste. Assim, o produto principal desta pesquisa será um diagnóstico sobre as condições de formação e atuação do docente no ensino médio no Nordeste brasileiro e as necessidades de adequação profissional.
Coordenador: Morvan Moreira
Contato: morvan.moreira@fundaj.gov.br
A expansão dos Institutos Federais de Educação: Perfil político-ideológico e condições de trabalho dos Docentes da Educação Básica, Técnica e Tecnológica
O ensino na Rede Federal sofreu muitas modificações no Brasil na última década. É provável que as maiores mudanças tenham ocorrido no braço da Rede dedicada à educação profissional e tecnológica (EPT), entre as quais merece destaque a criação dos Institutos Federais (IFs), considerados uma novidade institucional da Rede de Educação Profissional. No caso dos docentes, a nova carreira de Magistério do Ensino Básico foi considerada uma vitória por seu movimento sindical. Por outro lado, as diversas funções assumidas pelos IFs podem ter implicado em intensificação do trabalho docente. Não é possível ter ainda uma percepção clara sobre o significado concreto destas transformações. Diante disso, sugere-se conhecer: o perfil destes docentes e investigar como eles próprios perceberam (e percebem) tais mudanças; a percepção sobre as condições de trabalho e compreensão sobre a forma como se organizam coletivamente.
Coordenadora: Darcilene Gomes
Contato: darcilene.gomes@fundaj.gov.br
DINTER: Mestrados Profissionais em Rede Nacional: pesquisa e produção de conhecimento para formação continuada de professores da Educação Básica (2009-2018)
Pesquisa em desenvolvimento no âmbito do Dinter em Políticas Públicas (UFMA/Fundaj). O Projeto objetiva analisar a contribuição dos mestrados profissionais em rede nacional para a formação continuada dos professores da Educação Básica. O foco está na produção e nas experiências dos discentes, durante o período de 2009 a 2018, investigando a produção do conhecimento gerado no programa e a identificação de subsídios para uma efetiva avaliação da Política Educacional. A pesquisa utiliza como campo de investigação a realidade de três cursos: Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (ProfMat), Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF/ProFis) e Programa de Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras), considerando que são os cursos mais antigos, garantindo assim a solidez e o tempo de funcionamento necessários para uma análise de egressos.
Coordenadora: Suiany padilha
Contato: suiany.padilha@fundaj.gov.br
DINTER: Estratégias de Valorização Docente na Educação Básica
Pesquisa em desenvolvimento no âmbito do Dinter em Políticas Públicas (UFMA/Fundaj). A pesquisa trata da análise das estratégias de valorização dos professores em dois governos estaduais, com foco na condição docente de trabalho. Tem sua importância nesse momento histórico, por permitir compreender as estratégias adotadas em dois estados, nos aspectos relacionados a condições salariais e de trabalho.
Coordenadora: Verônica Fernandes
Contato: veronica.fernandes@fundaj.gov.br
DINTER: Políticas de Valorização Docente e o Bem-Estar Subjetivo: Uma análise no Estado de Pernambuco no período de 2002 a 2018
Pesquisa em desenvolvimento no âmbito do Dinter em Políticas Públicas (UFMA/Fundaj). Tem como objetivos analisar as políticas de valorização docente desenvolvidas no Estado de Pernambuco, no período de 2002 a 2018, de modo a identificar quais os aspectos que predizem o alcance do Bem-Estar Subjetivo (BES) no trabalho dos docentes do ensino médio, no sistema público estadual. O corpus da pesquisa inclui as ações e políticas implementadas na gestão do ex-governador Jarbas Vasconcelos, do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), no período de 2002 a 2006; ocasião em que são percebidas as primeiras ações em torno da temática de valorização docente; e nas gestões do ex-governador Eduardo Campos, do Partido Socialista Brasileiro (PSB), de 2007 a 2014; e, do atual governador Paulo Câmara, também do PSB, iniciada em janeiro de 2015.
Coordenadora: Zarah Lira
Contato: zarah.lira@fundaj.gov.br
Caravana da Sociologia
A Caravana da Sociologia é o projeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio da Fundação Joaquim Nabuco. Seu objetivo é aproximar a pesquisa social da escola através do desenvolvimento de projetos em conjunto. Com isso, buscamos desenvolver novas formas de abordar os temas das Ciências Sociais como componente curricular na Educação Básica, trabalhando diferentes recursos didático-pedagógicos para estimular docentes e discentes a valorizarem o pensamento crítico diante das suas realidades. Por onde a Caravana da Sociologia passar terá como função estimular a realização da atividade pela própria comunidade escolar, buscando integrá-la ao plano pedagógico da escola e ao seu calendário anual de eventos.
Para saber mais acesse: caravanadasociologiafundaj.wordpress.com
Coordenadora: Viviane Toraci
Contato: viviane.toraci@fundaj.gov.br
Revista Coletiva
A Coletiva é a revista eletrônica de divulgação científica da Fundação Joaquim Nabuco. Assume o papel de divulgar os conhecimentos produzidos no campo das Ciências Sociais, contribuindo para a valorização da própria área como ciência e como componente curricular. A linguagem voltada para a popularização da ciência tem o objetivo de aproximar-se do docente e do discente da Educação Básica, funcionando como fonte de pesquisa e apoio didático-pedagógico.
Acesse: coletiva.org
Coordenador: Allan Monteiro
Contato: allan.monteiro@fundaj.gov.br
Curso Presencial Atualização em Gestão Escolar
O Curso de Atualização em Gestão Escolar foi estruturado a partir da pesquisa “Qualidade Educacional e Gestão Escolar” que identificou alguns dos elementos essenciais a uma gestão de qualidade. Com carga horária de 32 horas/aula, o curso é composto por 3 módulos:
– Gestão Participativa (8h/a) – Função social da escola; Desafios da gestão na atualidade; Princípios e fundamentos da gestão democrática; Mecanismos de Gestão democrática: eleição de diretores, elaboração do PPP, assembléia, conselho escolar, reunião pedagógica, reuniões de autoavaliação; A participação do Conselho Escolar na gestão da escola; A comunidade escolar e a gestão: construindo um trabalho conjunto/ Interação escola-comunidade; Noções de financiamento da educação.
– Planejamento participativo (16h/a) – A Escola como uma organização integral e social; Análise da realidade da escola; Análise da realidade do aluno; Processos de planejamento – potencialidades e fragilidades; Tipos de planejamento na/da escola; Projeto Político Pedagógico – concepções, legislação, estrutura e construção; Implementação do planejamento. Financiamento e qualidade social da educação.
– Avaliação da educação (8h/a) – Histórico da implantação dos sistemas de avaliação da educação no Brasil; Concepções, tipos e modelos teóricos de avaliação da educação; Avaliação em uma perspectiva mais global; Avaliação considerando o pleno desenvolvimento do aluno e da escola; Concepções de qualidade social da educação; Processos envolvidos na qualidade da educação; Processos de avaliação da qualidade social da educação.
Coordenadora: Verônica Fernandes
Contato: veronica.fernandes@fundaj.gov.br
Curso Presencial Pesquisa na sala de aula
O curso tem como objetivo apropriar-se da metodologia de projetos de aprendizagem no contexto de letramento pedagógico. A proposta é a experimentação com a construção de projetos de aprendizagem com vistas à antecipação dos percursos de sua realização com estudantes da educação básica. Apresenta como conteúdo programático os conceitos que integram os projetos de aprendizagem (letramento, letramento digital, letramento científico), competências e habilidades, projetos de aprendizagem, arquitetura pedagógica, ativação cognitiva, pensamento crítico. Tem como público alvo professores da Educação Básica.
Coordenadora: Viviane Toraci
Contato: viviane.toraci@fundaj.gov.br
Cursos autoinstrucionais na modalidade EAD para professores da Educação Básica
Serão ofertados cursos de curta duração autoinstrucionais na modalidade EAD de modo a atender a demanda de professores das Ciências Humanas na educação básica de todo o Brasil. Os cursos têm como objetivo aprofundar temáticas abordadas no ensino médio, como Educação e Cultura Indígena, Cultura Africana e Afro-descendente, Gênero e Sexualidade, ampliando as discussões com a contribuição dos estudos sociológicos.
Coordenadora: Viviane Toraci
Contato: viviane.toraci@fundaj.gov.br
Curso autoinstrucional na modalidade EAD de Planejamento Participativo na Escola
Curso de curta duração estruturado como autoinstrucional na modalidade a distância com 60 horas aula. É divido em cinco módulos: I – Introdução a EAD; II –Concepções básicas de planejamento; III–Gestão Participativa; IV–Projeto Político Pedagógico (PPP); V–Socialização e análise do material produzido. Poderá ser concluído em até quatro meses, com apresentação de trabalho final. O curso trabalha as temáticas de forma dinâmica, estimulando o aluno a olhar para a sua realidade escolar e a interagir com os outros participantes. É destinado à comunidade escolar, prioritariamente gestores escolares e membros de conselhos escolares.
Coordenadora: Verônica Fernandes
Contato: veronica.fernandes@fundaj.gov.br
MultiH LAB – Laboratório Multiusuários de Ciências Humanas
O MultiH LAB tem como foco o estado de Pernambuco, trabalhando para que as comunidades científica e escolar tenham maior acesso a práticas e materiais didáticos produzidos a partir de uma melhor compreensão das potencialidades das tecnologias da informação e comunicação. Integra pesquisadores, professores e alunos em atividades que tornem o processo ensino-aprendizagem mais envolvente. Busca-se romper as barreiras existentes entre a prática científica e o cotidiano escolar. Os recursos materiais incluirão um estúdio para gravação de vídeo e áudio, ilha de edição, mesa digitalizadora, câmeras de vídeo e fotográficas portáteis, computadores em rede, laboratório de educação à distância, projetores digitais. Para auxiliar os usuários do laboratório, teremos a presença de técnicos por concessão de bolsas pela Facepe e estagiários da Fundaj para atuar na captação e edição de imagem e som, designers, estudantes de expressão gráfica, artes visuais e rádio/TV/internet.
Coordenadora: Viviane Toraci
Contato: viviane.toraci@fundaj.gov.br
Articulação com o Grupo Gestrado/UFMG
Criado em 2002, o GESTRADO/UFMG reúne hoje professores do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), além de pesquisadores de outras instituições (CEFET-MG, SEE-MG, SMED-BH, UEMG, UFES, UFPel) e alunos de graduação e pós-graduação. Propomos integrar a rede com a participação de pesquisadores da Fundação Joaquim Nabuco nas atividades do grupo, que tem como objetivo central analisar as políticas educacionais em ação – a gestão educacional e o trabalho docente – em suas diferentes dimensões. Como fruto desta articulação, será realizada a pesquisa Políticas Públicas para a melhoria do ensino médio: socialização científica, tradução e transferência de resultados, projeto aprovado na Chamada CNPq nº 22/2016 – Pesquisa e Inovação em Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas.
Coordenadora: Cibele Rodrigues
Contato: cibele.rodrigues@fundaj.gov.br
Articulação com a Rede ProfSocio
O ProfSocio - Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - é composto por 9 instituições de Ensino Superior e iniciará sua primeira turma em 2018. Destina-se aos professores da rede pública da educação básica que ministram aulas de Sociologia. A Fundação Joaquim Nabuco é uma das instituições associadas, ofertando o curso de forma semipresencial. Com o início de suas atividades, poderão ser realizados eventos e atividades de extensão em articulação com o Programa Institucional Valorização Docente na Educação Básica.
Coordenador: Allan Monteiro
Contato: allan.monteiro@fundaj.gov.br