Cooperação Internacional
A Cooperação Internacional, na Fundação Joaquim Nabuco, tem como objetivo firmar acordos, com instituições no exterior, que visem a construção do diálogo e a cooperação dos povos para o progresso da humanidade tendo como foco a pesquisa, memória,formação, educação,cultura e arte.
Diversos Acordos de Cooperação foram firmados ao longo dos anos.
Acordos Vigentes
Cátedra Fullbright
O acordo de cooperação técnica Fundaj/Fulbright tem como objetivo o desenvolvimento de ampla, efetiva e recíproca colaboração entre as duas instituições na consolidação de pesquisas relacionadas à gestão pública e no enfrentamento aos desafios públicos.
:: Acordo ::
Universidade de Vanderbilt
O acordo tem como escopo pesquisas nas áreas de políticas públicas, territorialidade e envolvimento social que serão desenvolvidas em conjunto com o Centro de Estudos Latino-Americanos da universidade. Consiste especificamente em Intercâmbio de pesquisadores para projetos e conferências no Centro Latino-americano de Vanderbilt.
:: Acordo ::
Berkeley College
Ampliar a educação de jovens, prover treinamento acadêmico e aumentar oportunidades de emprego. Essas são as principais metas trazidas pelo Memorando de Entendimento assinado entre Fundação Joaquim Nabuco e Berkeley College, assegurando parceria nos campos de educação e formação.
Cooperação Internacional com Cabo Verde
O projeto que tem como nome “Reforço das capacidades da Biblioteca Nacional de Cabo Verde em matéria de biblioteconomia e arquivística”. É um esforço conjunto entre a BNCV (biblioteca nacional de Cabo-Verde), ABC (agência nacional de cooperação) e a Fundaj. A iniciativa tem como principal objetivo desenvolver competências técnicas da BNCV com vistas a contribuir para preservação e difusão do patrimônio cultural cabo-verdiano.
MIT - Massachusetts Institute of Technology
A Fundaj compreende que as muitas questões que envolvem o desenvolvimento econômico sustentável se conectam de diversas maneiras à sua esfera de atuação. As várias parcerias empreendidas refletem seu esforço e engajamento nesse sentido. Uma delas foi a realizada entre o MIT (Massachussets Institute of Technology), UFPE, Porto Digital e CEPENE no qual desenvolveu-se projeto sob o título: “Inovação e Sustentabilidade na Gestão de Resíduos”. A iniciativa tem como propósito construir soluções colaborativas e oportunidades para inovação e sustentabilidade na gestão de resíduos.