Notícias
Trabalho e cinema: reflexões sobre o trabalho a partir da produção cinematográfica e elaboração de casos para ensino
Coordenação: Diogo Helal
Descrição: É inegável afirmar que o trabalho é central na vida das pessoas. Para Dejours (2007, p. 21), o trabalho é e continuará central em face da construção da identidade e da saúde, da realização pessoal, da formação das relações entre homens e mulheres, da evolução da convivência e da cultura. Adicionalmente, é também correto asseverar que o trabalho nos tempos atuais está sendo transformado em velocidade estonteante, estando presentes fenômenos como a intensificação, precarização e individualização do trabalho (e.g. GRISCI, 2008; PICCININI, ALMEIDA e OLIVEIRA, 2011; TOLEDO, 2002). Tais questões marcaram e marcam as relações de trabalho no Brasil. Costa (2005), tratando desta questão, considera que os anos de 1990 trouxeram transformações profundas na economia brasileira. Para a autora (2005), os novos padrões tecnológicos e competitivos do comércio global tomaram em cheio empresas protegidas por reserva de mercado e o movimento sindical, forçando modificações nas estratégias empresariais, na gestão do trabalho, nas relações de representação, no perfil do mercado de trabalho e na legislação trabalhista. Estas são questões que merecem ser discutidas e debatidas, inclusive nas salas de aula de graduação em Administração. A priori, parece utópico trazer tal debate para os futuros administradores, mas considera-se tal tarefa primordial, face a primazia da formação funcionalista e mercantilista do curso, no país. Segundo Paes de Paula e Rodrigues (2006, p.46), quando examinamos o panorama do ensino da Administração no Brasil e no mundo notamos algumas tendências semelhantes no que se refere à mercantilização do ensino. Um dos caminhos possíveis para se promover um ensino crítico se dá a partir do uso de casos para ensino em sala de aula. Trata-se de uma estratégia de ensino ativa que vem sendo reconhecida como método privilegiado para o ensino na Área das Ciências Sociais Aplicadas. Os casos voltados para o ensino oferecem oportunidades para tornar o processo de aprendizagem mais significativo e pode contribuir no desenvolvimento de competências nos alunos e futuros profissionais. Os casos para ensino podem envolver situações reais ou fictícias. A proposta particular deste projeto é tomar a produção cinematográfica como fonte das situações para produção dos casos para ensino, envolvendo, particularmente, as questões relacionadas às relações de trabalho. Champoux (1999), por exemplo, considera que os filmes podem ter muitas funções no ensino, podendo ser tomados como exemplos de casos, como exercícios experienciais, como metáforas, como sátiras, como simbolismo, como significados, como experiência e como tempo. Nesse debate, o objetivo geral do projeto é elaborar casos para ensino a partir da produção cinematográfica envolvendo o trabalho na sociedade capitalista. São os objetivos específicos do estudo: a. Sistematizar reflexão sobre trabalho e sociedade capitalista; b. Identificar e analisar a produção cinematográfica relacionada ao trabalho; c. Sistematizar procedimentos para a produção de casos para ensino sobre trabalho e sociedade; d. Analisar os casos produzidos no contexto da graduação e pós-graduação para sistematizar a produção de notas de ensino. Financiamento externo: Facepe