Notícias
Humanidades no Ensino Médio: currículos, recursos didáticos e práticas pedagógicas
Coordenação: Viviane Toraci Alonso de Andrade
Descrição: A pesquisa tem como objetivo geral analisar o processo de mudança curricular do Ensino Médio na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas com vistas a propor contribuições para uma educação crítica humanista. Como objetivos específicos, visa: - Sistematizar os processos estaduais de mudança curricular, com destaque para a Sociologia, e analisar as condições nas quais o debate, a elaboração e a definição se deram; - Analisar os recursos didáticos da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas aprovados no PNLD 2020 no que se refere às presenças e ausências das Ciências Sociais; - Pesquisar e desenvolver propostas de literacias críticas nos campos literário-informativo e imagético para professores; - Desenvolver protótipos de práticas pedagógicas e recursos didáticos para o ensino de Humanidades no Ensino Médio com vistas a uma educação crítica humanista.