Notícias
Determinantes sociais das desigualdades étnico-raciais na educação básica de Pernambuco
Coordenação: Carlos Augusto Sant'Anna Guimarães
Descrição: Este projeto de pesquisa tenciona analisar e compreender os determinantes sociais do desempenho escolar de alunos segundo suas origens sociais e étnico-raciais, assim como aquilatar e comparar esses resultados entre Municípios e as regiões de desenvolvimento do Estado de Pernambuco. Nesse sentido, a pesquisa busca elucidar as seguintes questões: quais fatores podem explicar a proficiência dos alunos? Após as políticas de correção do fluxo e de Ações Afirmativas, as diferenças entre alunos brancos e negros (pretos e pardos) se mantêm? Quais as características socioeconômicas e demográficas das cidades e escolas com os maiores e menores Ideb no Estado de Pernambuco? O pressuposto da pesquisa é que a proficiência dos estudantes resulta de estímulos positivos e negativos (das famílias e da escola), que são assimetricamente distribuídos entre os alunos de uma mesma escola e entre as diferentes escolas de um mesmo sistema de ensino. Esta pesquisa se vale de uma combinação de técnicas de coleta e análise de dados qualitativa e quantitativas. Este plano de trabalho trata especificamente da pesquisa qualitativa sobre as desigualdades étnico-raciais na educação básica. Neste sentido, a maior preocupação será com o que acontece no interior das escolas: as práticas pedagógicas, o exercício da liderança e o comprometimento dos professores e gestores, a presença e participação das famílias, entre outros aspectos. O objetivo geral da pesquisa é investigar e mensurar os determinantes das desigualdades étnico-raciais no desempenho dos estudantes da educação básica no Estado de Pernambuco. Visando alcançar o objetivo geral, foram traçados os seguintes objetivos específicos: a) analisar o processo de estratificação educacional dos estudantes da educação básica; b) comparar o desempenho dos alunos por raça/cor em cada um Municípios pernambucanos; c) mensurar a desigualdade educacional por raça/cor dos estudantes por Município; d) identificar os Municípios com as maiores/menores taxas de aprovação e Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (Idepe), correlacionando-os com a variável raça/cor da população geral e dos estudantes da rede estadual de educação; e) examinar as diferenças no desempenho dos estudantes em relação à raça/cor de acordo com a classificação do IBGE (branco, preto, pardo, indígena, amarelo); f) identificar as variáveis determinantes ou mais importantes na produção das desigualdades entre os estudantes (fatores escolares e familiares).
Financiamento externo: FACEPE