Notícias
Comunidades educativas: estudo dos modos de ensinar e aprender o saber fazer
Coordenação: Maurício Antunes Tavares
Descrição: O presente projeto de pesquisa aposta no potencial antissistêmico e na contemporaneidade presentes na diversidade de tradições culturais ancestrais - vivas e participantes de uma disputa de sentido relativa aos projetos de sociedade e desenvolvimentos técnicos e científicos do presente século - apesar das tensões e conflitos gerados nessas relações. Portanto, aposta no estudo das diferenças culturais, com vistas a perscrutar novas possibilidades para o avanço dos conhecimentos científicos, em todas as áreas, especialmente sobre os conhecimentos relacionados às dinâmicas educacionais do ensinar/aprender a fazer fazendo, as chamadas comunidades educativas. Nesse sentido, nosso interesse pelo conhecimento de uma topografia do social das chamadas comunidades populares/tradicionais - atravessadas por relações colonizadoras de poder, que movimentam forças do local/regional/nacional/global - vem da possibilidade de conhecer caminhos que desafiam os limites e fronteiras das sociedades modernas ocidentalizadas, como a brasileira, e mostram alternativas para a inovação em práticas educativas e para a reinvenção de padrões de sociabilidade, coisas necessárias para um mundo que experimenta uma profunda crise de paradigmas. Assim, propomos realizar estudos de caso sobre as comunidades educativas populares, tendo em mente contribuir com as discussões acerca da descolonização da educação'. O projeto de pesquisa assenta-se sobre o "estudo das diferenças culturais, com vistas a perscrutar novas possibilidades para o avanço dos conhecimentos científicos, de uma forma ampla, e, especificamente, sobre os conhecimentos relacionados às dinâmicas educacionais do ensinar/aprender a fazer fazendo, as chamadas comunidades educativas". Estabelece como seu objetivo maior: "Compreender as contribuições dos processos e dinâmicas de construção partilhada de conhecimentos realizados coletivamente por movimentos sociais, grupos e coletivos organizados em função da adaptação, preservação e recriação de saberes e fazeres populares, para pensar a descolonização da educação e a renovação do pensamento pedagógico". Palavras-chave: Descolonização da Educação, lnterculturalidade; inovação Política; Comunidades Educativas; saber fazer.