Jornada das Infâncias
A Jornada de Estudos das Infâncias tem como objetivo promover a divulgação e o debate de temáticas relacionadas a questões teóricas, conceituais e metodológicas das pesquisas sobre as infâncias desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa Infância e Educação na Contemporaneidade, formado por pesquisadores, estudiosos da área, docentes, discentes e egressos do Programa de Pós-Graduação em Educação, Culturas e Identidades/UFRPE/FUNDAJ.
A perspectiva adotada na realização da jornada parte da concepção da infância como categoria social e da criança como ser de direitos. Entendemos, também, que as percepções e representações sociais que as crianças fazem das realidades que vivenciam fazem parte da reflexividade da contemporaneidade e podem nos fornecer importantes elementos para o conhecimento sobre as instituições de ensino, as relações intergeracionais, o desenvolvimento infantil, enfim, sobre a sociedade em que vivemos.
Trata-se de um evento aberto para os estudiosos da área e para o público em geral. A programação consta de apresentação e discussão dos resultados de pesquisas, com a participação de convidados especialistas nos temas em questão.
O evento acontece anualmente, desde 2018. E, em cada versão, uma temática é escolhida para orientar a programação, como eixo do debate.
A I Jornada de Estudos das Infâncias, realizada em 07 de junho de 2018, com 170 inscritos, teve como tema “Onde estão as crianças nos estudos das infâncias?”. O eixo de discussão focalizou as metodologias utilizadas nas pesquisas com/sobre/da infância e a visibilidade das crianças nas pesquisas sociais. O evento contou com a participação da professora Maria Isabel Patrício de Carvalho Pedrosa do Departamento de Psicologia da UFPE.
Em 11 de junho de 2019, aconteceu a II Jornada, de Estudos das Infâncias, com o tema “Infâncias, Direitos das Crianças e Democracia”, com 315 inscritos. Essa segunda versão consolidou a iniciativa do primeiro ano e recebeu as convidadas conferencistas: as professoras Alice Miriam Happ Botler do Centro de Educação/UFPE e a professora Christina Gladys do Departamento de Ciências Sociais/UFPE.
Para a terceira edição, o tema escolhido foi “Infâncias, Crises e Emergências: a invisibilidade e a necessidade da garantia dos direitos fundamentais das crianças” e refletirá sobre os resultados das pesquisas que tratam das consequências da pandemia de COVID 19 para as infâncias.