Notícias
13 - ABC da Cana
Jonathas de Andrade
26 fotografias coloridas, 2014
Recife, Pernambuco
O
ABC da Cana
foi realizado em 2014 pelo artista Jonathas de Andrade, nascido em Maceió, em 1982, e residente no Recife desde o início da década de 2000. Um homem do Nordeste, portanto. As 26 fotografias que compõem o
ABC da Cana
pertencem, desde 2016, à coleção do Museu do Homem do Nordeste- Muhne, criado por Gilberto Freyre em 1979.
Elas integram também, contudo, o acervo de um outro Museu do Homem do Nordeste – MHN, inventado pelo próprio Jonathas de Andrade em 2013. Museu sem sede que serve como dispositivo flexível para reunir trabalhos do artista que, embora bastante diversos entre si, têm a ambição comum de rasurar narrativas estáveis sobre a região, inclusive as que ancoram o Muhne, como se fosse seu duplo ou sua sombra contemporânea.
Um museu ficcional que reúne instalações, filme, objetos, textos e fotografias e que ainda acolhe, a cada vez que é apresentado em museus de fato ou galerias, documentos de outras instituições públicas e privadas do Nordeste do Brasil, desestabilizando seus significados mais assentados. Ter o
ABC da Cana
na coleção do MUHNE é, assim, ter nele a lembrança de um gesto artístico que lhe é evidentemente próximo mas também conceitualmente distante; é admitir em seu acervo um corpo estranho a uma instituição que, como qualquer museu, tem na conservação física e simbólica do que exibe uma de suas principais missões.
É, nesse sentido, um exercício institucional de se abrir às fissuras que a arte contemporânea provoca no campo dos discursos estabelecidos e de se expor às disputas embutidas em quaisquer representações que sejam feitas, no campo do sensível, desse “homem” do Nordeste brasileiro.
Síntese a partir do texto de autoria de Moacir dos Anjos para a publicação 40 Anos em 40 Peças, comemorativa aos 40 anos do Muhne, a ser lançada em breve.