Notícias
12 - Viramundo
Ferro fundido, século XIX
Origem não identificada
Viramundo tem seu passado ligado ao Museu Simoens da Silva, uma instituição particular, criado em meados do ano de 1879, pelo então pequeno Simoens, de 8 anos, mais tarde vindo a ser reconhecido como Dr. Antonio Carlos Simoens da Silva (1871), na própria residência de seus pais, com objetos em retalhos e cacos de louças da índia encontrados no terreno ao redor da casa, consumidas e deterioradas pelo tempo, e também coisas que o seu pai lhe ofertava.
Em 1880/1881, com uma coleção considerável de xícaras, pratos, jarros, leques antigos, pentes e outras coisas, a população ao redor e seus familiares vendo seu apreço em colecionar sempre o incentivavam, com adornos de valor histórico ou artístico, até os 12 anos, época decisiva nos estudos.
A peça em questão, denominada "Viramundo de Ferro para pernas e braços de escravos", produzida em ferro, foi adquirida juntamente com outras 29 peças do Museu Simoens da Silva, pelo Museu do Açúcar, em 15 de Julho de 1957, no leilão realizado por Horácio Ernani de Melo. Em 1977, o acervo do Museu do Açúcar foi transferido para o Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais.
Luigi Miranda e Silvia Barreto