Notícias
Jorge Abrantes
Lúcia Gaspar
Bibliotecária da Fundação Joaquim Nabuco
Apresentação
Por ocasião dos 93 anos da nascimento do jornalista pernambucano Jorge Abrantes [dos Santos], a Biblioteca Central Blanche Knopf, da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) presta-lhe uma pequena homenagem, publicando esta cronologia e bibliografia.
Utilizando como fontes básicas o acervo da Fundaj; o arquivo particular da família; o livro Prosa breve, organizado por Luiz Delgado e a obra História da imprensa de Pernambuco, de Luiz do Nascimento, o trabalho objetiva propiciar a estudiosos e pesquisadores um inventário do homem e da obra, oferecendo, além da cronologia e da bibliografia, um roteiro jornalístico, alguns depoimentos e um caderno de fotos.
O inventário segue uma ordem cronológica, com exceção do roteiro jornalístico (3 - Periódicos onde Colaborou), que está organizado por ordem alfabética do título do jornal ou revista, com informações transcritas da História da imprensa de Pernambuco, indicando-se no final as páginas de onde foram retiradas.
As crônicas da seção Boa Tarde! referenciadas no trabalho foram extraídas do livro Prosa breve.
Os depoimentos foram selecionados e transcritos do livro Prosa breve e do artigo de Lêda Rivas, Jorge Abrantes: 70 anos, publicado no Diario de Pernambuco, em 1987.
:: Leia o artigo completo,
Faça o download do arquivo em pdf.