Notícias
Sessão Especial Mães e Filhos no Cinema da Fundaj
Em comemoração ao mês das mães, o Cinema da Fundação dará continuidade ao seu plano de democratização do acesso à cultura para pessoas em vulnerabilidade social. Voltada para famílias da comunidade dos Coelhos e do Passarinho, a Sessão Especial Mães e Filhos exibe neste sábado (21), às 16h, no Cinema do Museu, em Casa Forte, o filme Valente. rata-se de trabalho conjunto com o Grupo Espaço Mulher e a Organização Auxílio Fraterno.
Beneficiando cerca de 351 pessoas da comunidade dos Coelhos, entre crianças e adolescentes, a Organização Auxílio Fraterno busca contribuir com essa ação cultural na formação artística e educacional dos mesmos. Para a coordenadora pedagógica da OAF do Recife, Sidinalva do Nascimento Silva, a Sessão Especial é necessária. “É uma forma de possibilitar à mãe e filho, juntos, um momento de descontração”, afirma. “Existe uma importância cultural de se estar num lugar onde muitas vezes existem empecilhos devido a questão socioeconômica”.
Ediclea Santos, coordenadora do Grupo Espaço Mulher, também acredita na relevância do evento para a democratização do acesso. “Possibilitar essas mulheres periféricas e seus filhos uma ida ao cinema pela primeira vez é importante demais, pois as mesmas não possuem, muitas vezes, os recursos que viabilizem esse lazer”, atesta.
O chefe da Divisão de Acessibilidade do Cinema e da Cinemateca Pernambucana da Fundaj, Túlio Rodrigues, reforça o impacto dessa Sessão Especial. Para ele, ações como essa são de extrema importância por permitirem que novos públicos não só garantam o direito de a cultura e ao lazer, fazendo parte na dinâmica de uma sessão de cinema, mas também permite que essas pessoas conheçam um espaço público e que se sintam acolhidas para retornar.
“Nosso trabalho é viabilizar o acesso ao cinema para públicos diversos, mas também construir conexões para que essas pessoas retornem e utilizem cada vez mais diversos espaços culturais”, conclui. Túlio Rodrigues destaca que o Cinema da Fundação vem atuando na promoção da inclusão. Para isso realiza, também, sessões para pessoas com deficiências sensoriais (visuais ou auditivas) por meio do Projeto Alumiar, bem como dos que têm necessidades específicas (Autismo, Síndrome de Down, entre outros), com o Projeto Índigo.
SERVIÇO:
Filme: Valente (2012, 1h33min, Livre)
Dia: 21/05,
Horário: 16h
Local: Cinema do Museu (Casa Forte)