Notícias
Série de lives sobre Sociologia na Reforma do Ensino Médio aborda região Sul
Os novos currículos da educação básica da região Sul do Brasil foram discutidos na série de lives “A Sociologia na Reforma do Ensino Médio nos Estados”, nesta segunda-feira (27), no canal oficial da Fundaj no YouTube. A atividade foi promovida pela Diretoria de Formação Profissional e Inovação da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), por meio do seu Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio) e o Comitê de Pesquisa sobre Ensino de Sociologia da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS).
Essa edição contou com a participação dos especialistas Ileizi Fiorelli (UEL), do Paraná; Ligia Eras (IFSC), de Santa Catarina; e Thiago Ingrassia (UFFS), do Rio Grande do Sul. Cada palestrante falou sobre as propostas que estão sendo trabalhadas em seus estados e relataram experiências sobre os desafios relacionados à adaptação dos professores e alunos. Juntos, concordaram que o senso de coletividade dos profissionais da área os fortificam durante o processo de mudanças.
Mediada por Enrico Bueno (IFG - Anápolis), a live evidenciou os novos currículos dos três estados representados, por meio da esquematização em tópicos. A preocupação comum dos convidados girou em torno do componente curricular “Projeto de Vida”, e de como o mesmo pode ser desenvolvido.
Em sua participação, a professora Ileize Fiorelli comentou sobre as vivências de estágio dos seus alunos da graduação de Ciências Sociais. “Os professores já têm seguido os conteúdos pré-determinados no aplicativo ‘Aulas Paraná’”, afirmou. Já Lígia Eras falou das fases de transição na construção curricular, de 2018 a 2021, mencionando Órgãos, educadores e conselhos municipais envolvidos no processo do início do desenho do currículo em 2019. “Santa Catarina foi um dos primeiros estados que homologaram seu documento curricular, que foi aprovado em março de 2021, com pequenos ajustes”, destacou.
Na sua fala, Thiago Ingrassia contextualizou ações, de 2011 a 2014, citando o Ensino Médio Politécnico. “A partir de 2019 surgiram as escolas-piloto para a implementação do Novo Ensino Médio. Nesse contexto, a sociologia é ministrada apenas no segundo ano do ensino médio; tendência nacional que se replica nos demais estados”, afirmou. Já o mediador Enrico observou que, nos relatos de todos os participantes, as mudanças inicialmente temporárias da pandemia da Covid-19 “de certa forma amaciaram os impactos e ajudaram a encaminhar as mudanças trazidas pelo Novo Ensino Médio”.
Na próxima segunda-feira (4), a última live da série discutirá os currículos das regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil, também às 18h.