Notícias
Fundaj comparece a lançamento do selo comemorativo da Comissão de Direitos Humanos Dom Helder Câmara
A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) participou da cerimônia de lançamento do selo comemorativo de 25 anos de fundação da Comissão de Direitos Humanos Dom Helder Câmara (CDHDHC). O evento foi realizado no auditório João Alfredo, no edifício sede da Reitoria da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Conectada ao Gabinete do Reitor, a CDHDHC atua desde a década de 1990 em prol da defesa dos direitos humanos por meio de ações de ensino, pesquisa e extensão e parcerias com instituições públicas e privadas. O órgão foi batizado em honraria de um notório defensor dos direitos humanos no Nordeste: Dom Hélder Pessoa Câmara, arcebispo emérito de Olinda e Recife, falecido em 1999.
A Fundaj esteve presente na cerimônia por meio de Edna Silva, coordenadora de Ações Educativas e Comunitárias do Museu do Homem do Nordeste (Muhne), que compareceu representando a presidenta da instituição, a professora doutora Márcia Angela Aguiar. “A Fundaj tem na atual gestão um olhar primordialmente voltado ao respeito da dignidade humana. Nesse sentido, as ações que são desenvolvidas em torno da temática fortalecem as duas instituiçõe”, disse Edna Silva.
Na cerimônia, os presentes mencionaram a importância de valorizar e destacar a memória da atuação da Comissão, a relevância de promover discussões sobre direitos humanos dentro e fora da UFPE e a força da figura de Dom Hélder na promoção desses direitos. Os selos comemorativos dos 25 anos da CDHDHC estão disponíveis para aquisição em todas as unidades dos Correios.