Notícias
Rede 10 conclui coleta de dados e diagnósticos sobre a gestão de programas sociais em municípios de Sergipe
Iniciativa que estuda e ajuda a propor medidas para melhorar a efetividade de políticas federais de assistência à população mais vulnerável no Nordeste, o projeto Rede 10, realizado pela Diretoria de Pesquisas Sociais (Dipes) da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), concluiu a etapa de coleta de dados e levantamento de diagnósticos. Os resultados dos estudos foram apresentados na sexta-feira (2) durante visita ao município de São Cristóvão, na Região Metropolitana de Aracaju.
O evento reuniu pesquisadores, prefeitos, secretários municipais e os cerca de 70 participantes da pesquisa, que contemplou quatro cidades de Sergipe: Indiaroba, Campo do Brito e Moita Bonita, além de São Cristóvão. Desde abril deste ano, o grupo faz sondagens com gestores públicos dos municípios, por meio de oficinas e questionários on-line, no intuito de fazer um diagnóstico das dificuldades relacionadas à execução de programas sociais nas localidades.
A partir das informações coletadas, será realizada, em novembro, uma oficina com os municípios que compõem a rede para a elaboração de projetos com o objetivo de solucionar os principais entraves identificados na gestão das políticas públicas. “Foram apontados problemas em três eixos. O primeiro é o que trata de falhas no planejamento. O segundo trata da gestão, com dois subeixos, deficiência de qualificação e subfinanciamento. E o terceiro eixo trata da governança, da forma articulada como o governo municipal, com os outros atores sociais, discute os problemas para que as decisões possam ser tomadas”, detalha o coordenador da Rede 10 e pesquisador da Fundaj, Sergio Kelner.
Nesta primeira edição, a Rede 10 teve início com a adesão de prefeituras de Sergipe. Para o próximo ano, a expectativa é incluir cidades de outros estados nordestinos.