Notícias
Projeto Alumiar integra programação da I Semana do Cérebro de Pernambuco
De 13 a 17 de março, o Projeto Alumiar, do Cinema da Fundação Joaquim Nabuco, vai compor a programação da I Semana do Cérebro de Pernambuco com uma mostra de filmes acessíveis e uma mesa de debates sobre acessibilidade. O evento acontece no campus sede da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), no bairro de Dois Irmãos, Zona Oeste do Recife.
Com o tema “O Cérebro Emocional: conhecendo e educando as emoções”, a I Semana do Cérebro de Pernambuco tem como meta popularizar o conhecimento sobre a importância da neurociência, especialmente, do funcionamento do cérebro, disseminando e ampliando o diálogo com toda a comunidade universitária, escolas públicas, comunidades no entorno da universidade e sociedade civil.
Produtor do Projeto Alumiar, Túlio Rodrigues celebra a participação na Semana do Cérebro.“É a primeira vez que a Sessão Alumiar será exibida na Universidade Federal Rural de Pernambuco, ampliando o alcance de difusão e discussão sobre cinema acessível que o projeto proporciona. É extremamente importante que as discussões sobre acessibilidade estejam pautadas dentro das universidades, não só para fortalecer o campo, mas também para que possamos formar profissionais e pesquisadores conscientes sobre processos de inclusão na educação e na cultura”, analisa.
Referência nacional em cinema acessível, o Projeto Alumiar oferece um espaço de inclusão social e cultural para as pessoas com deficiências sensoriais, o que faz do Cinema da Fundação o primeiro do Brasil a tornar acessíveis e exibir na sua programação regular - de maneira gratuita - filmes nacionais com três modalidades de acessibilidade comunicacional: Audiodescrição (AD) para pessoas cegas ou com baixa visão; Língua Brasileira de Sinais (Libras) para pessoas surdas, e Legenda para Surdos e Ensurdecidos (LSE). Um público superior a 5 mil pessoas já foi atendido pelo Alumiar.
O evento
A Semana de Conscientização do Cérebro, Brain Awarness Week (BAW), é uma campanha global que acontece anualmente desde 1995, realizada sempre no mês de março. Fundada pela Aliança Dana para Iniciativas Cerebrais (DABI) e pela Aliança Europeia Dana (EDAB), ela tem o objetivo de conscientizar a população a respeito dos benefícios trazidos pela neurociência, ciência do cérebro.
Na UFRPE, a primeira edição da semana será promovida pelo Departamento de Qualidade de Vida (DQV) da universidade, com apoio institucional de outras pró-reitorias da instituição e parceria do Núcleo de Acolhimento Emoções e Sentimentos do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais de Pernambuco (SINTUFEPE- Seção UFRPE), do Núcleo do Cuidado Humano e do Instituto Menino Miguel (IMM) da UFRPE.
Programação
-
Mesa Cérebro e Acessibilidade
Dia 13/03 (segunda) - 11h
Com Manuel Aguiar (Chesf), Túlio Rodrigues (Fundaj) e Edite Marques de Moura (UFRPE). -
Mostra Alumiar de Cinema Acessível/Cinema da Fundação
Dia 14/03 (terça-feira) -14h30
Sessão Brincando com Cinema (duração: 34min)
Filmes:
Clandestina Felicidade
A Árvore do Dinheiro
Salu e o Cavalo Marinho
Dia 15/03 (quarta-feira) - 14h30
Sessão Memória e Cidade (duração: 44min)
Filmes:
Recife de Dentro pra Fora
Cinema Gloria
Ave Maria ou Mãe dos Sertanejos
Dia 16/03 (quinta-feira) - 14h30
Sessão Olhares e Vivências (duração: 48min)
Filmes:
Nº 27
A Onda Traz, O Vento Leva