Notícias
Presidenta da Fundaj ministra palestra sobre Gestão Democrática em sede da Undime-PE
A presidenta da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), a professora doutora Márcia Angela Aguiar, palestrou nesta sexta-feira (22) para secretários de Educação do Estado de Pernambuco sobre Gestão Democrática. O encontro aconteceu na sede da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Pernambuco (Undime-PE) e contou com a presença da presidenta da Undime-PE e secretária de Educação de Igarassu, Andreika Asseker Amarante, que fez uma saudação a Márcia Angela Aguiar por sua trajetória de luta por um ensino mais humanizado, inclusivo e democrático no Brasil.
“A professora Márcia tem uma história com a educação, não só pernambucana, mas no Brasil, que coloca as relações humanas, o respeito às diferenças, como prioridade para o aprendizado de nossos jovens. A educação faz parte da sua história”, observou a presidenta da Undime-PE.
Professora atuante nos temas de política educacional, formação de profissionais da educação e gestão educacional, Márcia Angela Aguiar discorreu sobre a importância da formação humana no ambiente escolar. “O nosso papel, enquanto educadores e educadoras, é de refletir e tentar promover ações que estimulem a crítica e a compreensão de uma sociedade tão desigual quanto a nossa”, destacou a presidenta da Fundaj, estimulando a reflexão sobre o estado e a sociedade em que estamos inseridos e o que se quer para a juventude. “Se almejo uma cidadania plena e uma gestão democrática, se tenho como compromisso a formação dessas gerações, tenho que buscar o que contribui para esse desenvolvimento”, completou.
Após a palestra, a secretária de Educação de Barreiros, Onilda Belo, comentou sobre sua experiência no município e a interação dos estudantes da rede com os equipamentos culturais da Fundaj. Onilda Belo ressaltou a importância da atuação acessível da Fundação com as crianças com deficiências sensoriais, tanto no Cinema quanto no Museu do Homem do Nordeste, durante a vinda de estudantes do município da Mata Sul pernambucana a esses equipamentos culturais da Fundaj. “Os nossos alunos se sentiram incluídos, abraçados”, afirmou. Ao final, a presidenta da Fundaj sinalizou a possibilidade de interagir com os municípios em uma ação articulada com relação ao acesso aos bens culturais da Fundaj.