Notícias
Presidenta da Fundaj, Márcia Angela Aguiar, empossa novos coordenadores e chefe de gabinete da Instituição
A presidenta da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), a professora doutora Márcia Angela Aguiar, deu posse, na tarde desta quarta-feira (3), ao novo chefe de gabinete da presidência, e a dois novos coordenadores-gerais, nomeados pelo Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana. A Fundação reforça, assim, a equipe de gestores para enfrentar os desafios postos à nova gestão, como destacou a presidenta durante a cerimônia, realizada no gabinete da presidência, no Campus Gilberto Freyre, em Casa Forte.
O primeiro a tomar posse nesta tarde foi o novo coordenador-geral do Museu do Homem do Nordeste (Muhne) Moacir dos Anjos, curador e crítico de arte e pesquisador da Fundação desde 1990. Doutor em Economia pela University College London (1994), Moacir foi diretor do Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães entre 2001 e 2006. Tem experiência na área de Artes Visuais, com ênfase em Teoria da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: arte brasileira, arte e política, cultura contemporânea e globalização. Foi curador da 29a Bienal de São Paulo (2010).
“Moacir é uma referência nacional e internacional neste campo e abrirá mais portas para o conhecimento da atuação da Fundaj”, afirmou Márcia Angela Aguiar ao assinar o termo de posse do novo coordenador-geral do Muhne. Moacir dos Anjos agradeceu o convite e a confiança. “É minha segunda experiência à frente de um museu. Será interessante estar em um museu que não só pensa o Nordeste, mas pensa o Brasil a partir do Nordeste. É um museu que congrega arte, história e antropologia. São vários conhecimentos, é algo que me interessa muito profissionalmente esse atravessamento de disciplinas. Estou animado para essa construção coletiva neste novo momento na Fundação”, disse.
Diretor de Memória, Educação, Cultura e Arte (Dimeca), diretoria à qual o Muhne é vinculado, Túlio Velho Barreto agradeceu a Moacir dos Anjos por ter aceitado o convite para o novo desafio. “Desde o começo dos trabalhos da nova gestão, falávamos que existia um desejo em relação a tê-lo na coordenação-geral do Museu, pela trajetória que tem, pela referência. A Dimeca e a Fundaj ganham muito com essa nova etapa, com Moacir dedicado ao Museu do Homem do Nordeste”, destacou Túlio Velho Barreto.
Formação
O pesquisador da Fundaj Alexandre Zarias também foi empossado, assumindo a Coordenação-Geral de Cooperação e de Estudos de Inovação (Cginov) da Diretoria de Formação Profissional e Inovação (Difor). Alexandre Zarias é doutor em Sociologia, Mestre em Antropologia Social, Especialista em Jornalismo Científico e Bacharel em Ciências Sociais. Coordenou o Mestrado Profissional em Ciências Sociais para o Ensino Médio (MPCS) da Fundaj e o Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (PROFSOCIO). Tem experiência de pesquisa e ensino nos seguintes temas: sociologia, antropologia, ensino médio, ensino de sociologia, gênero, direito de família, corpo, saúde e políticas públicas.
“É uma alegria ter Alexandre Zarias na equipe. Por sua disposição de trabalho, que é imensa e pelo reconhecimento que tem junto à comunidade científica. É uma certeza que o trabalho a ser realizado na diretoria ganha mais brilho”, pontuou a presidenta da Fundaj. Durante sua fala, Márcia Angela Aguiar destacou o olhar de Alexandre Zarias voltado à pesquisa social e sua preocupação no sentido da formação. É algo importante esse compartilhamento do conhecimento científico, especialmente junto à juventude. Precisamos garantir que isso chegue às mãos de quem precisa mais”, completou a presidenta.
Alexandre Zarias se disse motivado e destacou a equipe de trabalho. “Nosso primeiro projeto na casa há anos foi a Revista Coletiva, que não teve apoio, mas deu o prêmio José Reis à Funda. O desafio é enorme, mas é bom contar com esse espaço de partilha com pessoas que têm um compromisso grande com a instituição, um carinho. Sabemos trabalhar, as pessoas que estão aqui são um estímulo. Retomo com energia e agradeço pela confiança, pelo reconhecimento no trabalho”, afirmou o novo coordenador-geral da Difor.
Coube à diretora de Formação Profissional e Inovação (Difor), Ana Sousa Abranches, dar as boas-vindas a Alexandre Zarias. “Quando Márcia Angela Aguiar me convidou para assumir a Difor, a primeira pessoa que pensei para compor a equipe foi Alexandre Zarias, por ser a identidade da formação. Conseguimos convencê-lo. Ele é fundamental, junto com a equipe, para reestruturar a diretoria”, afirmou a diretora.
Experiência
Com uma ampla carreira dedicada à Educação, o professor José Amaro Barbosa da Silva assumiu a Chefia de Gabinete da Presidência da Fundaj. “Não é a primeira vez que Márcia tem um gesto de confiança em meu trabalho, isso me deixa feliz. Márcia é professora, uma referência nacional, de inteligência grande, se cerca de pessoas capazes, competentes, inteligentes. E dá vez a um professor para somar neste trabalho coletivo. É o que nos entusiasma. Estou aqui para aprender e somar com muita disposição”, afirmou José Amaro Barbosa.
A presidenta da Fundação ressaltou a competência profissional de Amaro Barbosa, ressaltando a sua trajetória no serviço público. “É uma alegria ter conseguido a aceitação de Amaro, que tem uma visão ampla sobre algo extremamente importante para a Fundaj, que é a educação básica. Tem experiência como gestor em diversas ocasiões, como no governo do Estado. Traz experiência de gestão, sensibilidade com o social e tem a capacidade de diálogo. Vamos contar com sua experiência nesta nova função”, concluiu Márcia Angela Aguiar.
Por fim, Aida Maria Monteiro, diretora de Planejamento e Administração (Diplad) da Fundaj, abordou o compromisso do novo chefe de gabinete com o serviço público. “Vivenciamos um momento de alegria por poder compartilhar com colegas da Fundaj. Amaro é uma pessoa que sempre teve compromisso com o patrimônio público, isso é inegável em sua história. É celebrado todos os anos por diretores escolares, pelo seu legado. Tem como ponto forte a questão da ética e sabe lidar bem com as pessoas, isso é importante para o cargo que vai exercer”, observou.
Também participaram da cerimônia de posse o diretor de Pesquisas Sociais (Dipes) da Fundaj, Wilson Fusco, a coordenadora do Centro de Estudos em Dinâmicas Sociais e Territoriais (Cedist), Edneida Cavalcanti, a pesquisadora da Fundaj Silvia Costa Couceiro e a professora Luciana Rosas Marques, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).