Notícias
Presidenta da Fundaj dá posse à nova coordenadora-geral do Centro de Estudos de Cultura, Identidade e Memória (Cecim)
A presidenta da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), a professora doutora Márcia Angela Aguiar, deu posse, na manhã desta segunda-feira (15), à nova coordenadora-geral do Centro de Estudos de Cultura, Identidade e Memória (Cecim) da Diretoria de Pesquisas Sociais (Dipes), Darcilene Gomes. A solenidade foi realizada no Gabinete da Presidência, no Campus Gilberto Freyre, em Casa Forte, com a participação do diretor da Dipes, Wilson Fusco, das diretoras de Formação Profissional e Inovação (Difor), Ana Sousa Abranches, e de Planejamento e Administração (Diplad), Aida Monteiro, da Assessora Institucional da Presidência e diretora em exercício de Memória, Educação, Cultura e Arte (Dimeca), Mônica Monteiro, do Chefe de Gabinete, José Amaro Barbosa, da procuradora federal na Fundaj, Márcia Bezerra, e da pesquisadora Sylvia Couceiro.
Parte do grupo de pesquisadores da Fundaj desde 2007, Darcilene Gomes tem formação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), e possui mestrado (UFU) e doutorado (Unicamp) em Economia Aplicada. “É uma alegria ver Darcilene exercendo essa função, integrando esse quadro de coordenadores que vão enfrentar novos desafios, mas que certamente darão continuidade a esse nobre trabalho realizado pela Fundaj”, ressaltou a presidenta Márcia Angela Aguiar.
Na Fundação, Darcilene Gomes já atuou nas áreas de educação e divulgação científica, participando da editoria da revista eletrônica de divulgação científica da Fundaj “Coletiva”, desde 2016, e no Laboratório de Sociologia (SocioLab/Fundaj). Coordenou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq/Fundaj, entre os anos de 2015 e 2017, e do Mestrado Profissional de Sociologia para o Ensino Médio (Mpcs) da Casa, entre 2018 e 2020.
"Estou feliz de estar vivendo esse momento da posse ao lado de tantos colegas de profissão que são queridos para mim. Tenho para dar de contribuição a esse cargo minha dedicação completa, especialmente à essa nova gestão, na qual acredito e compartilho dos mesmos ideais. Quero ajudar a construir uma Fundação que esteja sintonizada com os novos tempos da gestão pública e ajudar os servidores sem distinção. Esse é o meu desafio", destacou a nova coordenadora.
O diretor da Dipes, Wilson Fusco, atestou a confiança no trabalho de Darcilene Gomes. “Agradeço a presidenta da Fundaj, Márcia Angela, por ter concordado com a indicação de Darcilene, uma pesquisadora antiga da Casa”, disse o diretor, acrescentando que a renovação do quadro de pessoas da equipe da Dipes é importante para que haja um alcance maior das pesquisas realizadas na Fundação.
A coordenadora do Centro de Estudos em Dinâmicas Sociais e Territoriais (Cedist) da Dipes, Edneida Cavalcanti, celebrou a chegada de Darcilene Gomes à equipe. “É uma satisfação compor essa diretoria junto com Wilson Fusco e agora com Darcilene. Sabemos a responsabilidade que é em contribuir com o intenso fluxo de pesquisas científicas que a Fundaj se propõe a realizar", ressaltou a coordenadora.