Notícias
Presidência da Fundaj recebe visita da direção da Editora UFPE
Investir na democratização do conhecimento por meio da diversidade de vozes e de temáticas é uma das propostas que norteiam as atividades da atual gestão da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), instituição federal vinculada ao Ministério da Educação. Nesse sentido, a Instituição firmará um acordo de colaboração com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para desenvolvimento de projetos conjuntos pelas respectivas editoras. Pela Fundação, a Editora Massangana, equipamento que faz parte da Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte (Dimeca), e pela Universidade, a Editora UFPE.
A presidenta da Fundaj, a professora doutora Márcia Angela Aguiar, recebeu nesta quarta-feira (5) o diretor e o vice-diretor da Editora da UFPE, Junot Cornélio Matos e Diogo Cesar Fernandes, respectivamente, para discutir as ações que integrarão o acordo de colaboração. “A Editora da UFPE tem uma tradição também no campo da produção acadêmica. Neste sentido, esta proposta de diálogo entre as duas editoras, é promissora. Estamos no primeiro diálogo para firmar este acordo que beneficiará, certamente,as respectivas editoras”, celebrou Márcia Angela Aguiar.
Com origem ainda no fim dos anos de 1960, no Setor de Cartografia do então Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais (IJNPS), a Editora Massangana tem em sua estrutura o objetivo de promover a partir da leitura, a reflexão crítica e o desenvolvimento acadêmico, cultural e social. A parceria com a Editora UFPE se apoia nesses valores. “Nós estamos aqui, eu e o vice-diretor da Editora, por dois motivos: primeiro por compreender que sozinhos não chegamos a nenhum lugar. Segundo, pelo fato de a Fundação ser uma instituição importante, que tem um lugar de destaque no cenário nacional”, observou Junot Cornélio Matos.
Responsável por apoiar a produção intelectual de docentes e pesquisadores da universidade, a Editora UFPE foi criada em 1955 e funciona como órgão suplementar da instituição. Trabalha com a publicação de livros em formato digital e impresso, atendendo desde a comunidade acadêmica a pessoas físicas e jurídicas que desejam ampliar o conhecimento por meio da pesquisa. “Podemos fazer atividades conjuntas, tanto de publicação como de realização de eventos e outras parcerias que podem resultar em grande benefício para a sociedade pernambucana, para os pesquisadores, para a juventude”, afirmou o diretor da Editora UFPE..
Tanto a Editora Massangana quanto a Editora UFPE colaboram para o processo formativo de estudantes, professores e pesquisadores. As publicações também promovem conhecimento de qualidade a partir de produções artísticas e literárias para atuar junto à sociedade. Após a reunião no Gabinete da Presidência, os representantes da Editora UFPE conheceram a Pinacoteca e a Cinemateca Pernambucana, ambos os espaços também localizados no campus Gilberto Freyre da Fundaj, em Casa Forte.