Notícias
Pesquisadores da Fundaj participam de reunião do Conselho da APA Costa dos Corais nesta quinta-feira (30)
Os pesquisadores Solange Coutinho e Tarcísio Quinamo, da Diretoria de Pesquisas Sociais (Dipes) da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), participam nesta quinta-feira (30) da 44ª Reunião Ordinária do Conselho da APA Costa dos Corais. O conselho gestor é formado por instituições de Pernambuco e de Alagoas com o objetivo de analisar e colaborar com o plano de manejo da unidade de conservação, para que ela possa exercer sua função enquanto área protegida.
A reunião acontece de forma presencial no Centro de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Nordeste (CEPENE), localizado no Município de Tamandaré. Na pauta do dia, serão debatidas ações educativas do IBAMA sobre demandas de fiscalização, a nova Lei da Pesca Artesanal, Planos de Ação dos Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMAS), entre outros tópicos.
“A importância da nossa presença no Conselho se dá em função da colaboração que a Fundaj sempre ofereceu às unidades de conservação da APA Costa dos Corais, como a pesquisa que coordeno, e que o pesquisador Tarcísio também atua, que é “Unidades de Conservação como Lugares Educadores””, explica Solange, que também é Geógrafa. A APA Costa dos Corais é uma unidade de conservação federal, quase totalmente marinha, que abrange os municípios de Tamandaré a Maceió.
O Conselho é consultivo e atua de forma permanente. Ele foi criado em 2011, sendo gerido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), e atua instituindo fóruns de discussão, negociação e gestão das Unidades de Conservação, abrangendo não apenas as questões ambientais, como também sociais, econômicas, culturais e políticas
“É uma unidade onde o turismo e a especulação imobiliária atuam de forma significativa. As atividades turísticas podem causar graves problemas ambientais, mas também podem colaborar para a proteção ambiental”, completa a pesquisadora da Fundaj.