Notícias
Pesquisadoras da Fundaj organizam seminário de lançamento de pesquisa em parceria com UFRPE
No próximo dia 30 de março será o lançamento da pesquisa da Pesquisa intitulada "Educação: Condições de acesso e permanência para garantia da qualidade" que a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) está desenvolvendo em parceria com a UFRPE. O evento é gratuito e acontece a partir das 9h na sala da pró-reitoria de extensão da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
Durante o encontro, as pesquisadoras envolvidas no projeto - fruto dessa cooperação entre Fundaj e UFRPE - vão apresentar pesquisas já existentes e ações que vêm sendo desenvolvidas na Universidade de Pernambuco (UPE), na UFRPE e pelo movimento Levante da Juventude, que também atuará na pesquisa.
“Este é o primeiro seminário da nossa pesquisa. Nossa ideia é estudar as políticas de acesso e permanência na UFRPE. Esse projeto surge no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação, Culturas e Identidades, e a ideia é produzir uma pesquisa que identifique a perspectiva estudantil e que possa contribuir para esse processo e para essas políticas dentro da universidade”, explica Cibele Rodrigues, doutora em Sociologia e coordenadora da pesquisa na Fundaj.
Na primeira parte da programação do seminário, Cibele Rodrigues se junta a Gilvânia Oliveira (Pesquisa Fundaj/UFRPE), Darcilene Gomes (Fundaj/Pesquisa Andifes), Prof. Marliete Soares da Silva (Coordenadora de Ações Afirmativas e de Permanência da PROGESTI/UFRPE) e Diego Vitorino (NEAB/UFRPE) para debater “Cenário das pesquisas sobre acesso e permanência de estudantes na Universidade Federal Rural de Pernambuco”.
À tarde, a mesa “Desafios das juventudes no acesso e permanência na Universidade” será discutida por Prof. Charmênia Cartaxo (UPE), Prof Marliete Soares da Silva (Coordenadora de Ações Afirmativas e de Permanência da PROGEST/UFRPE), Prof. José Nilton (PROEXC/UFRPE), Isa Sena (Coordenadora do Levante da Juventude) e Zarah Lira (Fundação Joaquim Nabuco).