Notícias
Pesquisadora da Fundaj participa de debate sobre educação ambiental de Pernambuco
A pesquisadora da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Solange Coutinho, participou da Reunião Ordinária Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental de Pernambuco (CIEA/PE) na última segunda-feira (14). A CIEA/PE é um órgão da Política Estadual de Educação Ambiental e tem o objetivo de coordenar e fomentar ações e processos integrados de educação ambiental em todas as regiões do estado.
Criada em 2013, a Comissão atua propondo, elaborando, implementando e acompanhando as diretrizes e a execução da Política Estadual de Educação Ambiental. A Fundaj participa como membro efetivo dos encontros da CIEA desde o seu início, contribuindo decisivamente para a sua criação e alcance dos seus objetivos.
Além da instituição, outros órgãos, instituições, organizações e entidades públicas e privadas compõem a CIEA/PE, como a Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha, a Secretaria de Educação e Esportes, a Secretaria Estadual de Saúde, a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), e mais as Universidades Públicas pernambucanas.
“No âmbito dessa comissão foi elaborada a Política Estadual de Educação Ambiental e o Decreto que a Regulamenta, e o Programa de Educação Ambiental do Estado de Pernambuco, que em breve terá a sua terceira edição”, contou Solange.
A reunião ordinária aconteceu na sede da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha de Pernambuco (Semas-PE), localizada no Recife. Na reunião foi discutido o planejamento das ações da comissão para 2023 e ficou decidido que o grupo buscaria elaborar e implementar um Centro de Educação Ambiental do Estado de Pernambuco.
“Falei sobre o que a instituição está fazendo no campo da Educação Ambiental. A Fundaj sempre trabalhou com esse tema de forma direta e transversalmente. Por ocasião dos informes de cada instituição componente da CIEA-PE, destaquei o VI Seminário Pesca Artesanal e Sustentabilidade Socioambiental que acontecerá em outubro buscando o diálogo com a Agroecologia e a premiação do Concurso Boas Práticas Pedagógicas em Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Brasileiro, que aconteceu em junho”, destacou a representante da Fundaj na CIEA-PE.
Solange Coutinho é Membro Titular da Comissão, representando a instituição. Entre outras atividades, na Fundaj Solange coordenou as pesquisas Unidades de Conservação como Lugares Educadores e Educação Ambiental no Formação de Professores. Edilene Pinto, também pesquisadora mestra da Casa, Coordenadora do Programa de Ações de Educação do Semiárido Brasileiro, compõe a representação da Fundaj na CIEA-PE.
As Comissões Interinstitucionais de Educação Ambiental existem em todo o Brasil, em diálogo com os Ministérios do Meio Ambiente e da Educação. No mês de julho aconteceu um Encontro Nacional de CIEAs, no Ministério da Educação, para debater e fortalecer a temática. Já os encontros em Pernambuco acontecem mensalmente.