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Pesquisador da Fundaj aborda a relação trabalho, cinema e educação
De que forma é possível abordar, em sala de aula, o trabalho a partir do cinema? Esta foi uma das perguntas norteadoras da pesquisa da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), realizada por meio da Diretoria de Pesquisas Sociais (Dipes) e intitulada “Trabalho e cinema: reflexões sobre o trabalho a partir da produção cinematográfica e elaboração de casos para ensino”. O relatório, aprovado na última reunião do Conselho Diretor (Condir) da instituição, teve coordenação do doutor em Administração e pesquisador da instituição, Diogo Helal.
“Diferente dos artigos acadêmicos tradicionais , os casos para ensino buscam um impactar um público maior: os alunos em formação. Usá-los em sala de aula, como metodologia ativa de aprendizagem, permite ao professor explorar mais possibilidades de diálogo com a turma. É muito gratificante saber que esses textos têm contribuído com a formação mais humanística e crítica de administradores Brasil afora”, ressaltou Helal.
Com o objetivo de elaborar casos para ensino a partir da produção cinematográfica envolvendo o trabalho na sociedade capitalista, o projeto selecionou e projetou filmes estrangeiros e nacionais em seminários internos, utilizando-os também como recurso pedagógico-didático em sala de aula, a fim de difundir conhecimentos e discussões ligados aos temas “trabalho e sociedade”.
Uma das metas era aplicar casos produzidos em disciplinas de graduação e pós-graduação relacionadas ao trabalho na sociedade capitalista. Ao longo da pesquisa, foram produzidos e publicados cinco artigos em eventos acadêmicos, cinco artigos em periódicos científicos (QUALIS A) e um livro. “O desenvolvimento de metodologias inovadoras para a construção de casos de ensino a partir de filmes permitiu a criação de recursos didáticos que conectam a teoria à prática pedagógica, enriquecendo o processo de ensino-aprendizagem em diversos níveis acadêmicos”, afirmam os participantes no relatório final do trabalho. O projeto contou com o financiamento do Auxílio a Projeto de Pesquisa, da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe).