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Pesquisa na Fundaj vai criar índice para avaliar educação infantil em Pernambuco
Ainda não existe em Pernambuco nenhum índice que avalie a infraestrutura das escolas de ensino infantil. Mas isso está prestes a mudar. Uma pesquisa desenvolvida na Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) vai analisar os dados de infraestrutura física e de serviços nas escolas municipais de educação infantil nos 185 municípios do estado. A partir dessa análise, será desenvolvido um índice que vai ajudar a avaliar e melhorar o desempenho das políticas públicas de Pernambuco na área de educação.
A pesquisa começa neste mês (abril de 2024) e vai até março do ano que vem, sendo desenvolvida na Diretoria de Pesquisas Sociais (Dipes) com o pesquisador visitante João Gomes da Silva, sob supervisão do pesquisador da Fundaj Wilson Fusco, diretor da Dipes. A pesquisa foi aprovada pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe).
O pesquisador visitante vai trabalhar com microdados publicamente disponíveis em duas grandes fontes de dados: o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e o Censo Escolar. “As metas do Plano Nacional de Educação carecem muito dessa investigação na educação infantil e, principalmente, de um diagnóstico para os municípios. A criação de um índice vai agregar bastante para a elaboração de planos, de metas e de políticas públicas para o Estado e para os municípios”, afirma.
A ideia da pesquisa surgiu quando João Gomes da Silva trabalhou com grandes bases de dados sobre educação para o doutorado em demografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que concluiu recentemente. O tema da educação infantil ganhou mais atenção com o lançamento em junho do ano passado, pelo Governo Estadual, do programa Juntos Pela Educação. O programa tem três prioridades: a expansão da rede pública, com ampliação de vagas, o aperfeiçoamento do modo de aprendizagem e melhorias nas condições de deslocamento até a escola. O indicador em construção na Fundaj tem potencial para medir como essas ações do governo vão impactar as escolas.
Para a formulação do Índice de Infraestrutura da Escola (IIE), a pesquisa vai definir quais serão os quesitos que serão incorporados, levando em consideração a infraestrutura física e os serviços pedagógicos ofertados pelas escolas. Ou seja, na infraestrutura, poderá ser avaliado se a escola tem laboratório, brinquedoteca, sala de vídeo ou biblioteca, por exemplo. Na parte de serviços, entram os tipos de práticas pedagógicas que os centros educacionais infantis oferecem para as crianças e para a comunidade.
Estudos com as bases de dados do Saeb, que é realizado a cada dois anos, e do Censo Escolar, que é anual, são escassos no Brasil. A pesquisa na Fundaj vai ajudar a cobrir essa lacuna. "Os objetivos e métodos deste projeto destacam um compromisso com o avanço contínuo da qualidade da educação infantil em Pernambuco, buscando influenciar de forma positiva e sustentável a equidade e a eficácia das políticas educacionais no estado. A colaboração com a Secretaria Estadual de Educação será essencial para que a Fundaj desempenhe seu papel de colaboradora ativo junto aos agentes públicos, focando no aprimoramento das condições educacionais”, afirma Wilson Fusco, supervisor do estudo.
A ideia da pesquisa é também ter um diálogo prévio com a Secretaria Estadual de Educação para ajudar na escolha dos quesitos que irão compor a construção do índice. “Vamos ver quais outros dados que a Secretaria Estadual de Educação tem disponíveis para casar com os dados do Censo Escolar. É uma pesquisa direcionada para o estado de Pernambuco, então pretendemos detalhar ao máximo a realidade dos municípios”, diz Gomes.
Além da formulação do índice, a proposta de pesquisa aprovada pela FACEPE ainda prevê a realização de oficinas para os estudantes que fazem iniciação científica na Fundaj.