Notícias
Percurso da troça A Turma da Jaqueira Segurando o Talo passa por vistoria técnica
Chegando em sua 38ª edição e somando 40 anos de história, a troça carnavalesca mista Turma da Jaqueira Segurando o Talo já está com tudo pronto para desfilar neste sábado (03), a partir das 10h, no bairro de Casa Forte, homenageando a presidenta da Fundaj, a professora doutora Márcia Angela Aguiar, a senadora Teresa Leitão e o prefeito do Recife, João Campos. Na quarta-feira (31), foi realizada uma vistoria técnica para garantir a segurança dos foliões que vão acompanhar o bloco.
Representantes dos órgãos da Polícia Militar, da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), da Autarquia de Trânsito e Transporte (CTTU) e da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano acompanharam o presidente da troça, Edson Bezerra, pelo percurso do desfile. Ao longo do trajeto, foram verificados e fiscalizados fatores que podem dificultar a segurança durante a folia. Além desses órgãos, a Neoenergia tinha feito sua vistoria anteriormente.
De acordo com Matheus Monte, Assistente de Fiscalização da Emlurb, poucas correções precisam ser feitas. “O nosso papel é verificar a varrição e a remoção de materiais, como entulho e metralha e observar se o local onde o bloco vai passar tem alguma obra acontecendo e também a altura das árvores, para evitar dificuldades na passagem dos trios elétricos”, explicou.
A CTTU garante que o trajeto do desfile seja seguro para foliões e veículos, com fluidez na via. “O papel fundamental da CTTU é preservar as vidas dos foliões e dos pedestres”, destacou Emerson Teixeira de Arruda, Supervisor de Trânsito da CTTU. Dentre agentes e orientadores de trânsito, 32 pessoas farão parte dessa supervisão no dia do bloco. Para dar suporte durante a vistoria e também no dia do desfile, o Subtenente Martins, da Polícia Militar, acompanhou a equipe e afirmou que é importante observar os possíveis pontos críticos para proteger o público. De acordo com ele, viaturas, motos e cavalaria darão o apoio necessário no sábado. Estarão presentes no evento 150 policiais.
A programação deste ano conta com a participação dos blocos líricos Flor da Lira de Olinda, que completa 50 anos neste ano, Cordas e Retalhos, e Confetes e Serpentinas, da orquestra Arrecifes Frevo Orquestra e de trios elétricos com artistas como Eduardo Moreno, Michelle Melo, Marquinhos Balada, Banda Beleza Pura e a cantora Talita. A expectativa é que haja mais de 100 mil foliões.
Trajeto do bloco
Avenida Dezessete de Agosto (início), Rua Doutor Seixas, Rua Luiz Guimarães, Rua dos Arcos, volta pela Dezessete de Agosto e vai até a Casa de Recepções Arcádia, na Rua de Apipucos.