Notícias
Obra de Joaquim Nabuco sobre Camões será relançada pela Editora Massangana
Ainda no alvorecer de sua construção intelectual, Joaquim Nabuco traduziu a sua admiração pela obra do escritor português Luís Vaz de Camões no ensaio “Camões e Os Lusíadas”, publicado em 1872. Agora, o encontro entre esses célebres autores da língua portuguesa será relançado pela Editora Massangana, da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), em edição revisitada que celebra os 150 anos deste ensaio escrito pelo patrono da nossa casa. O lançamento acontecerá durante a cerimônia de abertura do Engenho Massangana, equipamento cultural vinculado ao Museu do Homem do Nordeste que volta a receber o público, no dia 19 de agosto, após dois meses fechado para reparos estruturais. O evento acontecerá a partir das 10h.
O lançamento da versão digital do livro “Camões e os Lusíadas” será realizado pelo diretor de Memória, Educação, Cultura e Arte (Dimeca), Mario Helio, no mesmo dia em que se completam 173 anos do nascimento de Nabuco. Assim, será no local onde o abolicionista passou parte da infância e que influenciou grande parte do seu pensamento, que virá à luz uma de suas obras menos conhecidas, escrita quando tinha apenas 23 anos.
“Camões e os Lusíadas” traça a biografia do poeta português até a concepção da sua renomada epopeia que, no ano em que o ensaio foi lançado, completava três séculos. Em 2022, esta reedição marca os 450 anos de publicação de “Os Lusíadas”, poema épico inserido no hall das obras mais importantes da literatura de língua portuguesa.
Além do lançamento do livro, o retorno do Engenho Massangana às atividades ainda será marcado pela abertura das mostras Masanganu: memórias negras e Jeff Alan: pra deixar de ser pra inglês ver, que enfatizam o legado da cultura afro-brasileira.
Serviço - Lançamento do livro “Camões e os Lusíadas” na Reabertura do Parque Nacional da Abolição Engenho Massangana
Data: 19 de agosto
Horário: 10h
Local: Engenho Massangana, Rodovia PE-60, s/n, Cabo de Santo Agostinho
Entrada gratuita