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O projeto "Fundaj vai à Escola" realiza ação com a UPE em atividades do Workshop FISMAT 2024
Dentro do cronograma de atribuições do Projeto de Pesquisa Fundaj vai à Escola, foi realizada, na quarta-feira (6), uma ação integrada com a Universidade de Pernambuco (UPE), no Campus Benfica, com atividades do Workshop Fismat 2024, do curso de Física de Materiais, em que participaram alunos do Ensino Médio dos colégios de Aplicação da UPE e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
O programa, que tem como objetivo identificar indicadores que possam gerar políticas públicas para diminuir as desigualdades socioeconômicas e melhorar o desenvolvimento da educação no País, é coordenado pela Diretoria de Pesquisas Sociais (Dipes) da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), através do professor e pesquisador Marcos Lucena, que nessa ação soma-se ao grupo de professores da UPE, André Luís da Mota Vilela, Gilvânia Lúcia da Silva Vilela, Marcone Isidório da Sena Júnior, membros da equipe e Denise Valente.
“Em conjunto, nós estamos trabalhando os dados, usando metodologias de sistemas complexos, que é interdisciplinar, tanto com Ciências Humanas quanto as Ciências Sociais, para nos ajudar a encontrar indicadores de políticas públicas”, explicou Marcos Lucena.
Ainda de acordo com ele, a pesquisa foi feita antes e depois das atividades com coleta de dados por questionários online não identificados com análises qualitativa e quantitativa, além de uma mostra científica com kits científicos. O grupo da UPE apresentou experimentos nas áreas de física, química e matemática.
O projeto terá discussões estendidas no Grupo Temático Ciência e Educação do encontro de pesquisa educacional de Pernambuco (epePE), que além de Marcos Lucena e André Vilela, é coordenado por Augusto César Lima Moreira e Kênio Lima, ambos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
“O Fundaj vai à Escola tem levado experimentos científicos, ciência, debates, capacitações de professores às escolas do interior do estado e, nesta ação diferenciada, especificamente, no Recife, as escolas foram à universidade. Então, estamos fazendo uma ação de difusão e divulgação científica, levando ciência e discutindo a respeito, com pensares e olhares sobre o ensino de ciências com a finalidade de a Fundaj ajudar a captar possibilidades para subsidiar políticas públicas nas áreas de Educação e Ciências”, explicou o professor Lucena. As próximas atividades serão realizadas em escolas de municípios do agreste de Pernambuco.