Notícias
Nosferatu (1922) abriu programação da faixa À Meia-Noite Te Levarei ao Cinema em 2025
A primeira sessão À Meia-Noite Te Levarei ao Cinema de 2025 proporcionou uma verdadeira viagem no tempo para os espectadores. Clássico do cinema de terror, “Nosferatu” (1922), de F. W. Murnau, foi o filme escolhido para dar início à programação anual da faixa, no sábado (04/12).
Célebre título do expressionismo alemão, “Nosferatu” sobreviveu a acusações de plágio da família de Bram Stoker, autor de “Drácula”, obra na qual o filme se inspirou. Na trama ambientada na Alemanha, vemos Conde Orlok, o vampiro que dá título ao filme, trazer morte e destruição à uma cidade, após se apaixonar pela esposa de um corretor de imóveis. Além de conquistar o coração de muitos cinéfilos, Nosferatu ganharia ainda duas outras refilmagens: o de 1979, de Werner Herzog, e o de 2024, de Robert Eggers, que também está em cartaz.
A escolha do filme foi um grande chamariz para os espectadores, como destacam a jornalista Samantha Leite e o designer UX Designer Paulo Victor, que compareceram à uma sessão da faixa da meia-noite pela primeira vez. “Como fã do gênero, sou sempre a favor do que valoriza o terror em geral. E acredito que esse tipo de sessão evidencie que longas de horror podem sim ser 'cult' e, ao mesmo tempo, divertir as pessoas”, destacou Samantha. Após a sessão, Paulo aprovou a experiência. “Por ser um filme bem antigo a gente espera aquele ritmo mais lento, planos mais parados, mas o que eu senti foi muito diferente: um filme dinâmico, considerando o contexto histórico”, destacou.
“Imagino que alguns tenham comparecido para ver o Nosferatu de Mornau pela primeira vez em uma tela grande. Não tinha opção mais óbvia de filme para essa edição do À Meia-Noite Te Levarei ao Cinema, considerando que o novo [Nosferatu, de 2024] está bombando nas bilheterias”, pontuou Luiz Joaquim, coordenador do Cinema da Fundação, na fala de abertura da sessão, destacando o apelo da exibição do filme em “dose dupla”. Em razão da alta demanda, Nosferatu ganhou sessão extra na madrugada do domingo (05/01), e terá nova exibição no próximo sábado (11/01), às 22h20, estendendo o “reinado de terror” do temível Conde Orlok.