Notícias
Natal dos Bons Ventos lança exposições e parcerias nesta quarta (1º)
Com os ventos de dezembro e o ar natalino do derradeiro mês do ano, a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) apresentou ao público três exposições que integram a programação do seu “Natal dos Bons Ventos”. A solenidade de lançamento foi promovida, na tarde desta quarta-feira (1º), no saguão do Museu do Homem do Nordeste (Muhne), em Casa Forte, no Recife. Na terça anterior, uma árvore de Natal repleta de cataventos foi instalada no local.
“Depois do fim, há o recomeço. Há mais de 70 anos essa Instituição vem celebrando o Natal. Estamos aqui, independente das nossas religiões, porque acreditamos. O Natal é uma festa da esperança”, declarou o diretor de Memória, Educação, Cultura e Arte (Dimeca), da Fundaj, Mario Helio, que recordou a alusão do tema ao poema “Congresso dos Ventos”, do engenheiro e poeta pernambucano Joaquim Cardozo.
As exposições especiais ocupam o jardim interno do Muhne e as galerias Baobá e Waldemar Valente. São montagens que reúnem fotografias do carioca João Roberto Ripper, do acervo do Centro de Documentação e Estudos da História Brasileira, da Casa; brinquedos populares até pouco tradicionais no Nordeste e a diversidade de folguedos regionais com destaque nesta época. A visitação segue até 30 de janeiro de 2022.
Ainda dentro da programação de Natal da Fundaj, parcerias foram firmadas com instituições vinculadas à infância, como a vizinha Casa da Criança Marcelo Asfora. “É uma entidade que atende seis comunidades do entorno do Museu. Junto à Paróquia de Casa Forte, são oito. Incluímos aí o Areal, o Engenho Massangana, Olinda e Jaboatão dos Guararapes”, comenta a coordenadora de Ações Educativas e Comunitárias do Muhne, Edna Silva.
No primeiro momento, as crianças deverão integrar oficinas, como a de confecção de sacolas com material reciclável. Mas no próximo ano, o contato do Educativo com estas entidades e comunidades deve se estreitar ainda mais. Presidente da Casa da Criança, Flora Pessoa divide sua expectativa. “É uma oportunidade para ter contato com outros aspectos da cultura. A gente já trabalha isso com eles, mas não como o Museu deve explorar.”
A culminância do “Natal dos Bons Ventos” será realizada dos dias 16 a 18 de dezembro. No dia 16, a partir das 16h, o público assiste ao culto ecumênico e cantata natalina, com os corais da Fundaj e Viver Casa Forte. Nesta data, a comunidade integra também uma confraternização. No dia 17, às 18h, Ronaldo Correia de Brito apresenta o espetáculo “O Baile Vai Começar”, no pátio da Igreja de Nossa Senhora da Saúde, no Poço da Panela.
Encerrando a programação, no dia 18, às 16h, o palco do Cinema do Museu, em Casa Forte, recebe o espetáculo “Natal Sanfonado”. Já às 18h a sala exibe para convidados o filme Baile do Menino Deus. Até o dia 31, a campanha Fundaj Solidária recebe doações de livros, alimentos não-perecíveis, roupas e brinquedos nos campi Casa Forte, Apipucos, Derby e no Engenho Massangana. Os postos funcionam diariamente, das 9h às 17h.
Exposições
Na cerimônia de lançamento da programação natalina da Fundaj e abertura das exposições, o diretor de Memória, Educação, Cultura e Arte destacou a importância de celebrar as crianças. “As mostras são uma homenagem ao lúdico, à capacidade de alçar a imaginação e divertir-se mesmo quando as condições são muito adversas. Mais do que nunca é importante olhar a infância”, refletiu.
A mostra “Brinquedos” está na Galeria Waldemar Valente, do Muhne, e é uma representação do acervo do museu com peças que representam a pluralidade da região Nordeste a partir de objetos como brinquedos artesanais, desde carrinhos e aviões de madeira, a bonecas de pano, manés gostosos e móveis em miniatura.
Ela dialoga com outras duas da Fundaj: “Brincadeiras Tradicionais”, com fotografias de João Roberto Ripper, localizada nos jardins do Museu, e “Natividade em Folguedos”, montada na Galeria Baobá. A primeira conta com 18 registros de crianças periféricas do Nordeste brasileiro se divertindo e brincando.
Já “Natividade em Folguedos” conta com mais de vinte fotos dos folguedos estampadas em banners, além de cordéis temáticos, vídeos com as representações dos festejos e folhetos explicativos ilustrados pelas imagens da coleção Théo Brandão.
“Achamos interessante mostrar, através do nosso acervo, uma coleção bem diversificada, como uma oportunidade para as pessoas conhecerem a dança, a música e a teatralidade existente nos folguedos natalinos”, explica a Coordenadora da Biblioteca Blanche Knopf, Nadja Tenório.
Confira a programação completa
EXPOSIÇÕES
Brinquedos
Exposição de brinquedos artesanais populares do acervo do Museu
Local: Galeria Waldemar Valente
Campus Gilberto Freyre
Período: De 1º/12 a 30/1/2022
Brincadeiras
Exposição sobre brincadeiras tradicionais - Fotografias de João Roberto Ripper
Local: Jardins do Museu do Homem do Nordeste
Campus Gilberto Freyre
Período: De 1º/12 a 30/1/2022
Natividade em Folguedos
Exposição sobre os folguedos natalinos
Local: Galeria Baobá
Campus Gilberto Freyre
Período: De 1º/12 a 30/1/2022
AÇÕES
16 de dezembro
16h - Culto Ecumênico
Local: Campus Gilberto Freyre
Aberto ao público
17h - Cantata Natalina
Coral da Fundaj - formado por servidores da Instituição
Coral Viver Casa Forte - formado por membros da Paróquia de Casa Forte.
Local: Campus Gilberto Freyre
Aberto ao público
17 de dezembro
18h - Espetáculo o “Baile vai Começar”
Local:Pátio da Igreja de Nossa Senhora da Saúde
Aberto ao público
18 de dezembro
16h - Espetáculo “Natal Sanfonado”
Local: Campus Gilberto Freyre
18h - Estreia do filme “Baile do Menino Deus”
Sessões às 18h, 19h30 e 21h
Local: Cinema do Museu