Notícias
Música no Memorial UFPE - Série Fundaj divulga programação de agosto
O projeto de extensão Música no Memorial - Série Fundaj, coordenado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em parceria com a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) divulgou a programação de recitais para o mês de agosto. Os recitais serão realizados nos dias 11 e 25 de agosto, sempre às 11h, na Sala João Cardoso Ayres, no Campus Ulysses Pernambucano da Fundaj, localizado no Derby.
Neste domingo (11), é a vez do pianista Vicente Della Tonia se apresentar na Sala João Cardoso Ayres. O músico, que já se apresentou em salas de concerto pelo Brasil e também em países como Estados Unidos, China, França, Espanha, Portugal, Itália e Taiwan, é premiado em diversos concursos de pianos, tendo sido laureado duas vezes com o Top Teacher Award of the Year, outorgado pela Steinway & Sons. Vicente é doutor em Piano pela University of South Carolina e mestre em Piano Performance pela Georgia State University, ambas nos Estados Unidos, e bacharel em Piano pela Universidade do Sagrado Coração, em Bauru, São Paulo.
No programa da apresentação solo de Vicente Della Tonia, estão as peças Variações em Fá menor, Hob. XVII:6, do austríaco Joseph Haydn, a Balada nº 4 em Fá menor, Op. 52, do polaco Fryderyk Chopin, a Prole do Bebê nº 1, do brasileiro Heitor Villa-Lobos, e a Rapsódia Espanhola, S. 254, do húngaro Franz Liszt. A entrada é gratuita e limitada à lotação da sala, que é de 50 pessoas.
Em seguida, as atividades do Música no Memorial - Série Fundaj pausam por uma semana e voltam no domingo seguinte, 25 de agosto, com a apresentação do duo de clarinete e piano formado pelos artistas Jaderson Tenório e Pedro Barbosa. O primeiro, clarinetista com grande experiência em uma variedade de contextos musicais, é licenciado em Música pela UFPE e pós graduado em Educação Musical e Ensino de Artes pelo IBRA. Por sua vez, Pedro é professor de piano erudito e popular na escola Frequência Music e já realizou diversos recitais, incluindo apresentações na turma de piano na UFPE e como abertura para o pianista Luís Felipe de Oliveira, no Teatro de Santa Isabel.
Série Fundaj
As atividades do projeto, que é realizado desde 2022 pela UFPE, foram retomadas no último domingo (4). O recital de reabertura do Música no Memorial, com apresentação do pArte pra 3, contou com a presença da presidenta da Fundaj, professora Márcia Angela Aguiar, e da diretora de Planejamento e Administração (Diplad), Aida Monteiro, bem como da superintendente de Cultura da UFPE, Mariana Brayner, e do coordenador do projeto e professor do curso de Música, Antonio Nigro.
Na ocasião, a presidenta da Fundação Joaquim Nabuco ressaltou a importância do envolvimento de ambas as instituições no projeto Música no Memorial - Série Fundaj. “Assim que houve essa demanda da Reitoria da UFPE, imediatamente, as portas da Fundação foram abertas para acolher o projeto”, disse a professora Márcia Angela Aguiar. Para o coordenador da iniciativa, o professor Antonio Nigro, a Sala João Cardoso Ayres é o ambiente ideal para realizar o projeto, não apenas pela ótima acústica do espaço, mas pelo alcance da Fundação Joaquim Nabuco.
Serviço
Música no Memorial - Série Fundaj
Datas: 11 e 25 de agosto
Horário: 11h
Local: Sala João Cardoso Ayres — Campus Ulysses Pernambucano da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj)
Rua Henrique Dias, 609,
Derby, Recife - PE
Entrada gratuita
Capacidade: 50 lugares