Notícias
Música em Movimento promove recitais de piano gratuitos na Fundaj em parceria com a UFPE
A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) abre novamente as portas da Sala João Cardoso Ayres, no campus Ulysses Pernambucano, no bairro do Derby, para receber a nova temporada da ação cultural Música em Movimento, antigo Música no Memorial. Realizado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio da sua Superintendência de Cultura (Supercult), os recitais ganharam parceria com a Fundaj em agosto de 2024. A ação busca integrar a comunidade recifense ao universo da música de câmara, com apresentações no piano de cauda Steinway & Sons da universidade.
A edição de 2025 do Música contará com recitais de piano solo, duos e trios. O objetivo é explorar a versatilidade do instrumento, considerado padrão ouro, e permitir o diálogo entre tradição e inovação. A curadoria da ação cultural continua sob responsabilidade de Antonio Nigro, professor de piano do Departamento de Música e coordenador de Formação e Produção Cultural da Superintendência da UFPE.
Nesta temporada, a iniciativa busca também alcançar novos públicos. “O projeto, além de manter a parceria com a Fundaj, se reinventa ao levar alguns artistas da temporada para o interior do estado, ampliando o acesso à música em regiões que raramente recebem recitais, promovendo uma experiência cultural mais abrangente e inclusiva”, conta Nigro. No campus Ulysses Pernambucano, as apresentações acontecem sempre no último domingo de cada mês, a partir das 11h. A entrada é gratuita, limitada à lotação da sala, que é de 50 pessoas.
Confira a programação
30 de março
Luis Felipe Oliveira, natural de Gravatá, no agreste pernambucano, é pianista formado com honra pela UFPE e, atualmente, estuda na Academia Internacional de Música Aquiles Delle Vigne, em Coimbra, Portugal. Premiado em importantes concursos nacionais e internacionais, o musicista também participou de festivais e masterclasses com renomados pianistas. Luis tem um histórico de apresentações em diversos estados brasileiros, além de Portugal, Argentina e México, atuando como solista de orquestras como a OSUFPE e a Orquestra Sinfônica do Recife. O artista também é criador dos projetos “Piano em Casa” e “Um Piano por Pernambuco”, que buscam aproximar o público da música erudita por meio de performances acessíveis e inovadoras.
27 de abril
Sarah Diniz nasceu em Recife, capital pernambucana. Seu interesse pela música surgiu cedo, ao ouvir sua avó tocando teclado em casa. Aos 7 anos, deu início aos estudos de piano com a professora Valéria Albuquerque, na Escola de Música da Capunga. Aos 12, entrou no Conservatório Pernambucano de Música, onde aprendeu com a professora Adele Lima e, em 2024, concluiu o Curso Técnico em Piano Erudito sob orientação do professor Fernando Müller. Sua formação, conta com participação em masterclasses com Gustavo Carvalho, Eudóxia de Barros e Durval Cesetti, nos quais pôde aprimorar sua técnica e interpretação. Teve também a oportunidade de ser solista no evento estadual “Música na Biblioteca”
25 de maio
O duo formado por Jaderson Tenório (clarinete) e Pedro Barbosa (piano) inaugura o primeiro recital em duo da série, unindo talento e versatilidade em uma performance especial. Com uma extensa experiência como clarinetista em bandas sinfônicas, orquestras e projetos culturais, Jaderson já se apresentou em eventos internacionais como o ClarinetFest na Bélgica e integrou a Orquestra Sinfônica da UFPE como solista. Já Pedro é professor de música e participante ativo em recitais e projetos de extensão. O pianista já se apresentou em palcos como o Teatro de Santa Isabel e colaborou em eventos de música de câmara.
29 de junho
Sabrina dos Santos é licenciada em Música com habilitação em Flauta Transversal pela UFPE e possui Bacharelado em Flauta também na universidade. Ela iniciou seus estudos aos 9 anos sob influência de seu pai. Com formação que inclui a Escola de Música de Brasília e a Universidade de Brasília, estudou com renomados professores como Rogério Acioli e Felícia Coelho. Como flautista, Sabrina integra a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, com a qual foi Jovem Solista em diversas temporadas, além de participar de apresentações com outras orquestras e conquistar premiações como o Troféu Mansueto Barbosa. Luis Felipe Oliveira é vencedor de prêmios como o Piracicaba International Piano Concerto Competition e o Mozart Special Prize, possui uma carreira destacada que inclui apresentações em festivais internacionais e colaborações com importantes orquestras no Brasil e no exterior. Sabrina e Luis Felipe unem técnica apurada e versatilidade artística, consolidando-se como talentos expressivos no cenário musical.
27 de julho
Em 2022, Felícia Coelho (flauta), Kalim Campos (violoncelo) e José Henrique Martins (piano) reuniram-se para apresentar o Trio Nº 2, de Francisco Mignone, no 5º Festival Internacional de Música de Câmara da Universidade Federal da Paraíba. Além de homenagear obras de compositores brasileiros, a escolha da peça foi uma forma de celebrar o Bicentenário da Independência do Brasil e o Centenário da Semana de Arte Moderna, responsável por uma transformação na produção artística do país. A parceria deu tão certo que os músicos decidiram continuar a explorar e divulgar o repertório para essa instrumentação, formando o pArte pra 3.
31 de agosto
A pianista paulista Luciana Noda é doutora e mestre em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e bacharel pela Faculdade Santa Marcelina. Ela construiu uma trajetória notável como intérprete e pesquisadora e, com uma formação acompanhada por renomados professores no Brasil, Europa e Estados Unidos, já se apresentou como solista com diversas orquestras e tem estreado obras de compositores brasileiros contemporâneos. Além de professora de piano da Universidade Federal da Paraíba, Luciana é também membro-fundadora da Associação Brasileira de Performance Musical e atua em congressos nacionais e internacionais.
28 de setembro
Natural de Recife, Bruno Mota é pianista e professor no Conservatório Pernambucano de Música, mestrando em Piano pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) sob orientação dos professores Joana Cunha de Holanda e Durval Cesetti, e bacharel em Piano pela UFPE. O musicista teve, na sua formação, o acompanhamento de professores renomados e uma atuação de destaque como pianista em óperas, corais, grupos de câmara e orquestras, como a Orquestra Sinfônica do Recife e a Orquestra Jovem do Conservatório Pernambucano de Música. Premiado em competições como o Torneio de Piano do CPM e finalista no Concurso Villa-Lobos, Bruno já se apresentou como solista em importantes eventos e espaços culturais no Brasil e no exterior, incluindo o Festival Szymanovski, em Natal, e apresentações em Grenoble, França.
26 de outubro
Os pianistas Guilherme Rodrigues e Tarcísio Gomes Filho, ambos professores da UFRN, unem suas trajetórias musicais em um recital a quatro mãos. Natural de João Pessoa, na Paraíba, Guilherme possui uma experiência ampla como pianista, camerista e preparador de cantores líricos, tendo atuado com orquestras e artistas reconhecidos e conquistado prêmios musicais. Já Tarcísio, bisneto do compositor Tonheca Dantas, é doutor pela Unicamp, idealizador do Festival de Piano de Natal e reconhecido por sua atuação como professor e performances nacionais e internacionais, incluindo festivais no Brasil, Estados Unidos e Sérvia.
30 de novembro
O Trio Calidris é composto por Lourenço de Nardin Budó (violino), Frederico Nable (violoncelo) e Joana Holanda (piano), que são professores da Escola de Música da UFRN. Apaixonados por música de câmara, o trio se uniu para explorar o pouco conhecido repertório brasileiro para este tipo de formação, além de interpretar também o repertório mais tradicional. Os musicistas participaram de projetos como o “Encontro de Cordas e Piano” da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, em Mossoró, e do projeto “Concerto Potiguares” no auditório do Parque da Cidade, em Natal.
28 de dezembro
Lucas Brayner iniciou seus estudos de piano aos sete anos, na França, com o professor Jean-Paul Marron, e, em 2013, ingressou no bacharelado em Piano da UFPE depois de se mudar para o Brasil anos antes. O artista foi correpetidor do Coro Universitário e do grupo Contracantos, de 2013 a 2018, orientado pelo professor Flávio Medeiros. Participou dos projetos “Villa-Lobos 130 anos” e “Camargo Guarnieri 110 anos”, sob orientação do professor Wendell Kettle, e hoje cursa o mestrado em Práticas Interpretativas – Piano, pela UFRGS, sob orientação da professora Cristina Capparelli, além de integrar o corpo docente na extensão do Programa de Pós-Graduação em Música.
Serviço:
Música em Movimento – 2025
Todo último domingo do mês, sempre às 11h – 30/03, 27/04, 25/05, 29/06, 27/07, 31/08, 28/09, 26/10, 30/11 e 28/12
Campus Ulysses Pernambucano da Fundação Joaquim Nabuco
Rua Henrique Dias, 609, Derby, Recife - PE