Notícias
Museu do Homem do Nordeste abre inscrições para quarto módulo do projeto Atravessando Mundos
O Museu do Homem do Nordeste (Muhne), equipamento cultural vinculado à Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte (Dimeca) da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), abre, a partir desta segunda-feira (29), as inscrições para o quarto módulo do projeto Atravessando Mundos. A oficina, que será realizada entre os dias 12 a 16 de agosto no Campus Anísio Teixeira, em Apipucos, parte da temática “Lenda ou Mito - O que os Cientistas Dizem” e visa apresentar uma explicação científica sobre lendas e mitos da cultura popular brasileira. São oferecidas 50 vagas para os interessados a partir de 11 anos de idade, com atenção especial à inclusão de pessoas neurodivergentes. As inscrições podem ser feitas por meio do formulário disponibilizado na plataforma Sympla: Projeto: Atravessando Mundos em Recife - Sympla
Este será o primeiro encontro do projeto realizado no Campus Anísio Teixeira, em Apipucos, e com ampla arborização. Para Edna Silva, coordenadora de Ações Educativas e Comunitárias do Muhne, chegar perto de comunidades mais vulneráveis com o projeto Atravessando Mundos é fundamental. “A Fundaj está nitidamente construindo possibilidade de relação com a comunidade através do uso de um espaço”, explica.
Para o especialista em Educação Inclusiva e facilitador do projeto, Saulo Nogueira, as características do Edifício Dolores Salgado ressoam com a temática de maneira importante. “O grande objetivo desse encontro é a gente se empolgar muito mais com esses contos e histórias, entendendo que muitos desses personagens estão ali para cuidar do nosso meio ambiente”, explica. Além disso, a escolha da temática do quarto módulo do Atravessando Mundos foi pensada de modo a trazer uma fundamentação científica para aspectos relacionados aos mitos e lendas brasileiros. O propósito do novo encontro é fazer com que os participantes percebam que “esses contos, essas histórias que circulam e que a gente chama de folclore, lenda ou mito têm uma fundamentação que a ciência explica”, conclui Saulo.
O quarto módulo do Atravessando Mundos vai explorar registros plásticos, como pinturas, colagens e modelagem, mas também trabalhará com experimentos químicos, realizados pelo autor do projeto. “É um módulo que vai trazer um pouco dessa vivência química que está presente na natureza e, principalmente, nesses fenômenos que a gente associa a lendas e mitos”, explica Saulo.
Serviço
Dias: 12 a 16 de agosto
Horário: 14h às 17h
Local: Campus Anísio Teixeira da Fundaj
Rua Dois Irmãos, 77, Apipucos, Recife - PE