Notícias
Muhne realiza edição especial do “Domingo dos Pequenos” com a presença da Casa da Criança Marcelo Asfora
A primeira edição de 2022 do Domingo dos Pequenos, no Museu do Homem do Nordeste, contou com uma participação muito especial. O grupo infantil da Casa da Criança Marcelo Asfora pôde participar da oficina de jogos lúdicos e conhecer um pouco sobre um dos mais importantes eventos da história da arte brasileira: a Semana da Arte Moderna de 1922.
Momentos antes das atividades, as crianças com idade entre sete e onze anos, fizeram uma imersão sobre as influências culturais da região do Nordeste por meio dos espaços que mostram os hábitos, a religiosidade, produção artísticas, lutas sociais e festas do povo nordestino. “Essa parceria com a Casa da Criança Marcelo Asfora é muito importante porque estamos iniciando neles essa veia cultural e tornando o conhecimento algo lúdico e leve. Nós sabemos que lá na frente eles vão colher esses frutos ligados à cultura. A apresentação de instrumentos, coroas, moedas antigas, despertou muito a curiosidade deles”, afirmou Flora Pessôa, presidente da instituição. “Nós vamos criando esse laço cultural entre eles, que vão somando a essa formação, porque temos que socializar a criançada a luz da cultura. Agradeço demais a oportunidade delas vivenciarem a história antiga de Pernambuco e do Brasil de uma forma tão real”, completou Flora.
A programação do “Domingo dos Pequenos - Celebrar a arte brincando!” contou com atividades envolvendo obras emblemáticas de grandes nomes do modernismo brasileiro no âmbito da pintura. Nas oficinas de jogo da memória e quebra-cabeça as crianças tiveram o primeiro contato com pinturas que marcaram o movimento artístico. A brincadeira apresentou as obras de “A Cuca” e “O Pescador”, de Tarsila do Amaral, “Retrato de Ronald de Carvalho”, de Vicente do Rego Monteiro, “O Farol”, de Anita Malfatti, “Homens Trabalhando”, de Zina Aita, e “Pierrete”, de Di Cavalcanti. "A importância de trabalharmos com estes jogos é porque a partir de um olhar lúdico, eles passam a ter contato mais próximo com a obra. Eles sentem que estão tendo uma relação com aquele quadro", explicou Isabelle Lopes, monitora do Museu do Homem do Nordeste.
Presencial e remoto
O Domingo dos Pequenos foi realizado em formato híbrido e o público também pôde ter acesso às atividades em alusão a Semana da Arte Moderna de 1922, por meio do Instagram do Museu do Homem do Nordeste, no link para download disponível na bio do perfil. Por lá, também é possível ter acesso a vídeos explicando o passo a passo para confeccionar o jogo da memória e o quebra-cabeça.