Notícias
Mostra “Cantando e Contando o Natal: LPs e Cordéis no Acervo da Fundaj” segue aberta ao público até 6 de janeiro
“Vem chegando o Natal”, “Natal todo dia”, “Aleluia”, “É Natal” e “Jingle Bell” formaram a trilha sonora da abertura da exposição “Cantando e Contando o Natal: LPs e Cordéis no Acervo da Fundaj”, na Sala de Leitura Nilo Pereira, localizada no campus Ulysses Pernambucano da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), no Derby, nesta segunda-feira (18). As canções foram entoadas pelo Coral da Fundaj, em apresentação para celebrar o espírito natalino e o acervo da instituição. A mostra permanecerá aberta ao público até 6 de janeiro.
A exposição é resultado do trabalho conjunto da Biblioteca Blanche Knopf e do Centro de Documentação (Cdoc), ambos vinculados à Coordenação-Geral do Centro de Documentação e de Estudos da História Brasileira (Cehibra) da Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte (Dimeca) da Fundaj. “Temos aqui representações do reisado, da cavalhada e do presépio, várias expressões que marcam esse período natalino. É um acervo que temos na área de música e nos cordéis, mostrando essa produção que existe no país em torno das festas de final de ano”, ressaltou Túlio Velho Barreto, diretor da Dimeca.
Coordenadora da Biblioteca Blanche Knopf, Veronilda Barbosa lembrou que a exposição será mantida até o Dia de Reis, em 6 de janeiro. ““Vamos poder nos deliciar com canções natalinas. Teremos durante esse tempo a questão sonora, que é a representação dos LPs que estão expostos, sendo reproduzidos”, destacou. A mostra homenageia a diversidade nas tradições e manifestações natalinas por meio da literatura e da música.
O visitante fará uma imersão cultural por meio do acervo fonográfico, composto por LPs raros e significativos que capturam a essência natalina por meio de clássicos atemporais, e literário, com uma seleção especial de cordéis que revelam reflexões e narrativas do Natal por meio das palavras e da poesia.
Serviço:
Exposição “Cantando e Contando o Natal”
Aberta para visitação até 6 de janeiro
De segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
Sala de Leitura Nilo Pereira
Campus Ulysses Pernambucano
Rua Henrique Dias, 609, Derby