Notícias
Importância da Brigada Civil é debatida em palestra da Fundaj
Servidores e terceirizados da Fundação Joaquim Nabuco estão sendo preparados para atuarem em colaboração com a Brigada de Incêndio da instituição. Para serem introduzidos no assunto, na última terça-feira (3), eles participaram de duas palestras: “A Importância da Implantação da Brigada Civil na Fundaj” e “Os Quatro Passos que Salvam Vidas”. A programação foi promovida pela Coordenação de Serviços Gerais (Serge) da Fundaj, na Sala Calouste Gulbenkian, no Campus Gilberto Freyre da instituição. “Esse evento objetiva reforçar os conhecimentos dos que já sabem, e passar ricos aprendizados para servidores e terceirizados que ainda não tiveram contato com essa área. Trouxemos duas pessoas capacitadas e experientes para fazer isso”, afirmou o coordenador da Serge, João Evangelista.
O engenheiro civil da empresa SOLL (Serviços, Obras e Locações Ltda), Roberto Abraão de Azevedo, falou sobre os horizontes que guiam os brigadistas. Citando o Plano de Abandono de Área, explicou que o mesmo deve ser conduzido pelos coordenadores gerais, chefes de edificações, líderes de área e brigadistas. “A formação de brigada é motivada pela ajuda ao próximo e é essencial em cada instalação. Essa medida previne incêndios, promove a segurança, detecta riscos e evita o pânico na hora de um problema”, afirmou.
Logo em seguida, o bombeiro civil Aminadabe Cavalcante resumiu e comentou sobre o que a brigada aprenderá no futuro treinamento de Primeiros Socorros. O profissional abordou quatro pontos: reconhecer a Parada Cardiorrespiratória (PCR) precocemente; pedir ajuda adequadamente; ressuscitação cardiopulmonar (RCP) de alta qualidade; e uso do Desfibrilador Externo Automático (DEA). “No curso de 10 horas, vamos aprender sobre o Suporte Básico de Vida (SBV) para adultos, crianças e lactantes”, afirmou.
Curso para voluntários
A iniciativa visa formar brigadistas voluntários que possam atuar em colaboração com a Brigada de Incêndio da instituição. As aulas serão ministradas de 23 a 27 de maio, das 8h às 16h, no Campus Casa Forte, com carga horária de 32h. O treinamento será dividido em quatro partes: treino teórico de combate a incêndio, treino de primeiros socorros, prática de combate a incêndio e prática de primeiros socorros. Os treinamentos teóricos e práticos serão em Casa Forte, mas os exercícios simulados serão realizados em cada campus.
Brigada de Incêndio profissional
A Brigada de Incêndio da Fundaj foi implementada no dia 4 de fevereiro. Com presença nos três campi, os profissionais asseguram a segurança de visitantes e colaboradores, além de preservar o acervo histórico e cultural da Casa. O serviço é executado por dez bombeiros civis, treinados e capacitados para resguardar vidas e o patrimônio. A Brigada de Incêndio é uma ação prevista pelas Normas Brasileiras de Regulamentação (NBR) e que vem acompanhada da elaboração de um Plano de Emergência contra Incêndios.