Notícias
Fundaj Vai à Escola: oficinas, mesa redonda e mostra científica serão realizadas em Caruaru
Estimular atividades voltadas ao conhecimento científico e a discussão sobre políticas públicas que possam garantir o acesso qualificado para estudantes e professores da rede pública de ensino dentro desse universo, são alguns dos objetivos do projeto: “Fundaj Vai à Escola: Educação e C&T na Pandemia – resgatando e repensando a Importância da Divulgação e Iniciativas Científicas”.
Nesta quinta-feira (1º), as atividades vão ocorrer na Escola de Referencia em Ensino Médio Padre Zacarias Tavares, no município de Caruaru, no Agreste do Estado. Pela manhã, os professores e alunos da unidade escolar vão participar de uma mesa redonda, que tem como tema "A Importância de Iniciativas e Instituições Científico-tecnológicas e Educacionais para a redução de Desigualdades e Desenvolvimento Nacional”.
Durante a realização do Fundaj vai à escola será realizada uma coleta de dados não identificados dos alunos e professores para saber o que eles pensam sobre ciência e tecnologia, como foi o enfrentamento da pandemia e, o efeito que o acesso à ciência e tecnologia podem ter na questão da redução de desigualdades.
O coordenador do projeto de extensão, Marcos Lucena, que é pesquisador Titular em C&T da Fundaj e ex- secretário da SBPC/PE, explica que é necessária a implantação de políticas públicas com relação à educação científica, assegurando uma padronização de laboratórios e kits de ciências em todas as escolas estaduais e municipais, para que essas práticas possam ser replicadas em quaisquer unidades de ensino.
Além disso, Marcos Lucena também destaca a importância da capacitação atualizada para que os professores tenham condições de desenvolver essas atividades. “Um dos pontos principais do projeto é fazer o resgate de todas essas propostas de iniciativa científica elaboradas ao longo dos anos, para tirar essas propostas e levá-las como uma forma devolutiva para a sociedade através de políticas públicas”, afirmou o pesquisador.
Também participam da mesa redonda, o professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e coordenador do Núcleo de Formação Docente, Edelweis José Tavares Barbosa; e o professor da UFPE e coordenador do Curso de Física do NFD, Heydson Henrique Brito da Silva.
A programação contará também com as Oficinas de Ciências, Mostra Científica e o Planetário do Projeto Ciência Movel coordenado por Roberta Cristina da Silva do Espaço Ciência.
Apoiado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), por meio do programa SBPC Vai à Escola, e pela Diretoria de Pesquisas (Dipes) da Fundação Joaquim Nabuco, o projeto de pesquisa foi aprovado pelo Conselho Diretor (Condir) da Fundaj.
O projeto de extensão também será realizado em outros municípios e já tem uma data programada para o dia 28 de setembro, na cidade de Bezerros. Na ocasião, haverá uma palestra do diretor da Dipes, Luís Henrique Romani.