Notícias
Fundaj sedia reunião do Comitê Editorial da revista Retratos da Escola da CNTE
A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) sediou, nesta sexta-feira (11), a reunião do Comitê Editorial da revista Retratos da Escola, publicação da Escola de Formação da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). O encontro, realizado na Sala do Conselho Diretor (Condir), no campus Gilberto Freyre, em Casa Forte, reuniu representantes de diversas instituições ligadas à educação pública, que discutiram os rumos editoriais da publicação.
Criada com o propósito de permitir aos profissionais da educação conhecerem a realidade das instituições de ensino brasileiras, a revista Retratos da Escola é um periódico científico que nasceu do esforço da CNTE, desde os anos 1990, em produzir conhecimento que apoiasse as lutas e práticas dos trabalhadores em educação. Ao longo de sua trajetória, consolidou-se como um espaço de reflexão sobre a educação básica nacional, com foco na formação docente, na democratização do ensino e na valorização do trabalho educativo.
Durante a abertura do encontro, a presidenta da Fundaj, a professora doutora Márcia Angela Aguiar, que integra o conselho editorial da Revista, destacou a importância de sediar o comitê. “Nessa ocasião, tivemos a oportunidade de fazer uma visita aos equipamentos culturais, que serve de subsídio para essa reunião, já que é muito representativo no Brasil o que nós temos aqui na Fundação. Houve uma deferência dos pesquisadores que estão diretamente ligados a essa revista em escolher a Fundação para essa reunião. Isso é representativo do apreço pela produção científica, acadêmica e cultural que existe aqui na Fundação”, afirmou.
A reunião teve como objetivo avaliar os números já produzidos, além de planejar os dossiês temáticos das próximas edições. A revista é publicada três vezes ao ano, e cada número traz um conjunto de artigos centrados em aspectos específicos da educação básica, como gênero, gestão escolar, escolas indígenas, formação docente, entre outros. A definição dos temas e dos autores convidados é realizada pelo comitê editorial, que analisa o contexto atual da educação e propõe abordagens relevantes para o debate educacional.
Participaram da reunião do comitê a presidenta Márcia Angela Aguiar; o presidente da CNTE e conselheiro nacional de educação e doutor Honoris Causa da UFPE, Heleno Araújo; a presidenta da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), Miriam Fábia Alves; o presidente da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae), Luiz Dourado; a secretária de Assuntos Educacionais da CNTE, Guelda Andrade; a editora da revista, Lêda Scheibe (UFSC); a editora técnica, Jéssica Duarte de Souza; e o ex-deputado federal e membro do comitê, Carlos Augusto Abicalil.
Segundo Lêda Scheibe, a revista cumpre um papel central na formação continuada de profissionais da educação. “Temos uma revista de nível nacional que é vinculada à CNTE. A CNTE tem um departamento de educação para os professores e essa revista tem essa finalidade, bastante centrada na educação básica do país. É popular, temos três números por ano e estamos aqui reunindo o conselho editorial dessa revista, são seis pessoas ligadas à área da educação, um trabalho reconhecido”, afirmou.
Lêda também destacou que os artigos são enviados por professores que pesquisam temas relevantes e são analisados pelo comitê, que define os focos de cada edição e os critérios de publicação
Visita aos equipamentos culturais da Fundaj
Antes das atividades, os integrantes do comitê editorial visitaram os equipamentos culturais da Fundaj, no Campus Gilberto Freyre. Acompanhados pelo educador Sandro Silva, do Museu do Homem do Nordeste (Muhne), o grupo conheceu o acervo do Museu, o Cinema da Fundação e a exposição Elas: onde estão as mulheres nos acervos da Fundaj?. A mostra, composta por cerca de 300 itens, reúne publicações, vídeos, fotografias, obras de arte e outros materiais produzidos ou colecionados por mulheres, oferecendo uma reflexão crítica sobre o protagonismo feminino nos acervos e na sociedade.