Notícias
Fundaj representada em seminário de educação infantil, no Paraná
A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), por meio do Centro de Estudos de Cultura, Identidade e Memória (Cecim) da Diretoria de Pesquisas Sociais (Dipes), esteve representada no 8º Seminário de Grupos de Pesquisas sobre Crianças e Infâncias (Grupeci), sediado na cidade de Curitiba, entre os dias 4 e 6 de dezembro. O encontro acontece de dois em dois anos e reúne participantes de todo o Brasil.
As pesquisadoras Juceli Bengert e Patrícia Simões, do Cecim/Dipes, e a estudante de psicologia Nara Ferreira, bolsista do Programa de Iniciação Científica (Pibic) da Fundaj, apresentaram trabalhos dentro das linhas de abordagem da infância, direitos humanos e políticas públicas; infâncias, artes e mídias; práticas educativas e formação de professores.
“Participamos do GRUPECI desde o primeiro, em 2008. É uma oportunidade ímpar de troca entre Grupos de Pesquisa que estudam e pesquisam as infâncias. Em sua 8ª edição estavam inscritos mais de 700 participantes. Pudemos encontrar e escutar pessoalmente com referências importantes que pesquisam e escrevem sobre as infâncias e a Educação Infantil, como Sonia Kramer, Léa Tiriba, ngela Coutinho, Gabriela Tebet, Anete Abramowicz, Maria Luiza Flores entre tantas outras autoras que estudamos e dialogamos em nossos estudos”, destaca Juceli Bengert, acrescentando que a participação no Grupeci envolveu alegria de reencontros, aprendizados e fortalecimento da rede que milita em defesa dos direitos das crianças e da justiça social.
Foram apresentados o “Plano nacional de Educação (2014-2024): uma análise do acesso a partir dos dados do INEP”, “Desafios da Educação Infantil no Contexto Pandêmico: um estudo das percepções dos(as) profissionais da rede pública em municípios de Pernambuco”; “Educação Especial e Educação Infantil: uma análise das produções bibliográficas”; “Educação Infantil e pandemia da Covid 19: o que dizem as pesquisas?” e “Educação Infantil no contexto pandêmico: uma análise das ações dos municípios de Pernambuco”.
Desde 2006, o Grupo de Pesquisas Infância e Educação na Contemporaneidade: estudos interdisciplinares (Gpieduc) está inscrito na plataforma do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), uma entidade ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações para incentivo à pesquisa no Brasil. Participam pesquisadores, estudantes, gestores, professores, graduandos e pós-graduandos, que desenvolvem atividades de estudos em diversas temáticas relacionadas às questões das infâncias e da educação.
De acordo com o relatório, “é feita uma análise da diversidade do modo de ser criança na contemporaneidade e seus objetivos estão relacionados à interlocução de saberes, numa perspectiva interdisciplinar, dando visibilidade à criança e as suas problemáticas.