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Fundaj recebe propostas de cursos de pós-graduação em nível de especialização
A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), por meio da Diretoria de Formação Profissional e Inovação (Difor), está com submissões abertas para propostas de cursos e docente/instrutores(as) para Especialização lato sensu. Os interessados devem submeter suas propostas entre os dias 15 de março e 13 de abril de 2025. O resultado da seleção está previsto para o dia 17 de abril.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas por meio do preenchimento de formulário eletrônico disponível no Edital, onde os candidatos podem encontrar informações detalhadas. Disponível no link: https://www.gov.br/fundaj/pt-br/composicao/difor/editais/edital-no-02-2025-difor-fundaj-propostas-de-cursos-de-pos-graduacao-lato-sensu-em-nivel-de-especializacao/copy7_of_EDITALN02_2025OFERTADECURSOSDEPOSGRADUACAOLATOSENSUEMNIVELDEESPECIALIZACAO2025_ATUALIZADO.pdf
As propostas devem ser apresentadas, preferencialmente, por servidores da Fundação Joaquim Nabuco, que serão, obrigatoriamente, os coordenadores do curso. Os Cursos de Pós-Graduação lato sensu devem ter duração mínima de 360 horas e podem ser ministrados tanto presencialmente quanto a distância (até 30% da carga horária total pode ser composta por atividades assíncronas).
Os interessados devem apresentar, ainda, proposta de corpo docente para a especialização. Tanto o proponente quanto os demais componentes da equipe devem ter formação e experiência comprovada na área, nos últimos 5 anos.
Os cursos lato sensu ofertados pela Fundaj têm como objetivo aprimorar a formação acadêmica, atualizar e adquirir competências educacionais e técnicas e formar novos perfis profissionais, seja no setor público, em empresas ou organizações do terceiro setor, contribuindo prioritariamente para o desenvolvimento das regiões Norte e Nordeste do país.
As propostas serão selecionadas conforme a seguinte relação eixos temáticos:
Eixo 1: Políticas Afirmativas na/para a Educação
Educação das Relações Étnico Raciais
Gênero, Políticas Públicas e Processos Educativos
Eixo 2: Artes, Culturas, Políticas Culturais e Processos Educativos
Arte/Educação
Conservação e Restauração do Patrimônio Cultural Edificado
Museus, Acervos, Identidades e Comunidade
Gestores Públicos de Cultura
Eixo 3: Infâncias, Juventudes e Velhices
Infâncias e Educação
Jovens, Juventudes e Processos Educativos
Velhice, Envelhecimentos e Processos Educativos
Eixo 4: Violência e Direitos Humanos
Direitos das populações marginalizadas
Enfrentamento à violência escolar
Desigualdade Social
Eixo 5: Educação
Educação e mobilidade social
Acesso à educação superior
Desafios no ensino público
Eixo 6: Política Social
Políticas públicas de saúde
Políticas de assistência social
Ações afirmativas e inclusão
Eixo 7: Mudanças Climáticas
Impactos das mudanças climáticas
Mitigação e adaptação
Políticas climáticas internacionais
Eixo 8: Meio Ambiente e Conservação da Biodiversidade
Perda de biodiversidade
Áreas protegidas e unidades de conservação
Espécies ameaçadas
Eixo 9: População e Desenvolvimento
Crescimento demográfico
Urbanização e migração
Trabalho, emprego e mercado de trabalho
Eixo 10: Métodos Quantitativos
Análise Descritiva de Dados
Inferência Estatística e Modelagem Estatística
Análise Multivariada de dados longitudinais
Ética e Considerações Éticas em Métodos Quantitativos