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Fundaj recebe educadores de todo o Brasil para o III Módulo do Programa Gestão de Políticas Públicas e Qualidade Social do Ensino Médio
Profissionais da educação do país participaram da cerimônia de abertura do III Módulo do Programa Gestão de Políticas Públicas e Qualidade Social do Ensino Médio na manhã desta segunda-feira (11/11), no campus Gilberto Freyre da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), em Casa Forte. A abertura contou com a presença dos participantes do Curso de Pós-Graduação (Especialização) e Aperfeiçoamento em Gestão de Políticas pela Fundação Fundaj, promovido pela Fundação por meio de sua Diretoria de Formação Profissional e Inovação (Difor), em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB), do Ministério da Educação (MEC). O público-alvo do programa são técnicos das Secretarias de Educação dos Estados e Distrito Federal, técnicos do Mec e representantes dos Conselhos de Educação.
Na mesa de abertura, a Profª Drª Márcia Ângela Aguiar, presidenta da Fundaj, a Profª Draª Ana Sousa Abranches, diretora da Diretoria de Formação Profissional e Inovação (Difor) da Fundaj, e a Profª Draª Valdirene Alves de Oliveira, Coordenadora- Geral de Ensino Médio da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC). Em suas boas-vindas aos cursistas, a presidenta da instituição ressaltou a importância de promover ideais democráticos de educação mesmo diante de eventuais mudanças e instabilidades políticas, temática diretamente conectada ao curso.
A presidenta destacou que o curso não possui um perfil meramente operacional, mas que, na verdade, convida a pensar, na teoria e na prática, as configurações da educação local. “Temos secretarias de educação diferenciadas, cada uma com a sua particularidade, cada uma com seus jogos de poder. Quando temos uma mudança de configuração política isso interfere nas políticas em curso. Portanto, há necessidade de que tenhamos clareza sobre quais são os princípios relacionados à democracia e à garantia do direito da educação para todos e para todas. Isso é que nos guia e nos fortalece”, disse.
Em sua fala, Valdirene Alves de Oliveira destacou a realização do módulo nos espaços da Fundaj como uma oportunidade para ampliar o olhar e os horizontes dos cursistas, diversificando suas visões. “Esse momento de conhecermos esse espaço, que tem um legado muito forte em relação à cultura, à educação, à história de Pernambuco. Que vai agregar à nossa formação neste momento em que estamos buscando elementos para repaginar, ressignificar, pensar os currículos e itinerários formativos”, apontou.
Ana Sousa Abranches expressou a satisfação da Fundação em receber os profissionais da educação. “Todos os encontros que estamos fazendo tem se configurado como um grande encontro de saberes”, observou a diretora da Difor.
O público presente também pôde conferir uma apresentação cultural de dança do Grupo Olimpo de João Alfredo (PE), da Escola de Referência do Ensino Médio (EREM) Jarina Maia, do município de João Alfredo (PE). Após coffee break, os presentes encerraram a recepção matinal pedagógica e cultural em uma visita aos equipamentos culturais do campus Gilberto Freyre: o Museu do Homem do Nordeste e a exposição “Elas: onde estão as mulheres nos acervos da Fundaj?”, a Cinemateca Pernambucana Jota Soares, a Galeria Baobá, que está com a exposição Sono Sereno em cartaz, a Sala Mauro Mota, e a Pinacoteca da Fundaj.
Planejamento e troca de experiências
No período da tarde, as quatro turmas participaram das aulas temáticas “Planejamento da Oferta do Ensino Médio I: Demanda, Modalidades da Oferta”, ministradas nas salas da Escola de Governo da Fundaj, no campus Ulysses Pernambucano, localizado no Derby.
Pedagoga há vinte anos, Ariadene Santos Sousa, da rede estadual do Amazonas, destacou que sua experiência como cursista está sendo enriquecedora pela instrumentalização para que se possa fazer um desenho e a implementação da reestruturação da política nacional do Ensino Médio no estado. “Não é só elaborar um plano, tem toda uma questão conceitual. É ampliar a visão de tudo que pode ser feito e como pode ser feito para atender da melhor forma possível os jovens”, destacou. Para ela, a experiência na Fundaj está sendo “muito especial de troca, por ser a instituição que está conduzindo o processo formativo, com toda a sua história e representatividade, tornando esse processo de construção ainda mais significativo”.
Foram tratadas temáticas importantes para garantir uma educação mais igualitária e inclusiva de jovens no Ensino Médio, como as políticas públicas articuladas entre diferentes secretarias e agentes, as ferramentas digitais e recursos tecnológicos e os espaços de aprendizagem.
Os cursistas debateram, ainda, a diversificação da oferta do Ensino Médio (do regular ao profissionalizante e tecnológico), mas modalidades de EJA, escola indígena, quilombola ou sistema prisional. Durante as aulas, foi discutida a importância de se olhar para os jovens que estão fora do sistema, de modo a garantir o direito à uma educação de qualidade e democrática.
A assistente social, que acompanha a equipe de gestão do Ensino Médio na rede estadual da Bahia, Nájila da Silva Lopes, destacou que o grupo sai fortalecido da especialização. “A especialização tem sido muito boa para trazer segurança para que a gente consiga construir uma proposta de Ensino Médio que faça sentido para as redes, respeitando os territórios e as especificidades, além de trazer corpo de unicidade para o Ensino Médio”, celebrou.
Já Arlene Dantas Paiva, professora da Língua Portuguesa e coordenadora de Ensino Médio do Mato Grosso do Sul, reforçou os benefícios do compartilhamento de experiências com diferentes estados do Brasil. “A experiência está sendo muito boa porque estamos tendo a oportunidade de compartilhar com os outros estados como está sendo o desafio da implantação da nova política do Ensino Médio. Às vezes, ficamos presos à realidade da nossa rede e, quando chegamos aqui, temos o entendimento de outras realidades e surgem novas ideias”, contou.
A experiência da especialização tem sido parecida para Alessandra de Sá, que é professora da rede estadual de São Paulo. “Estou gostando bastante, é muito interessante essa troca entre os pares porque nós conseguimos perceber que as dificuldades que temos em nosso estado também percorrem outros estados e nós vamos unindo as forças, trocando experiências e conhecendo práticas exitosas em outros lugares”, relatou.
Os professores reforçaram a necessidade de elaboração dos itens dos planos de ação relacionados aos currículos a partir de um olhar para as particularidades de cada estado do país, de modo a trabalhar as questões de acesso, permanência e aprendizado de forma mais direcionada.
A formação do III Módulo do Programa Gestão de Políticas Públicas e Qualidade Social do Ensino Médio seguem até a quinta-feira (14/11), nas salas de aulas da Escola de Governo da Fundaj/Diretoria de Formação Profissional e Inovação (Difor), no Campus Ulysses Pernambucano da Fundaj, no Derby.