Notícias
Fundaj realiza a 157ª Reunião do Condir
A 157ª reunião ordinária do Conselho Diretor (Condir) da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) foi realizada na segunda-feira (2). A sessão foi conduzida pela presidenta da Fundaj, a professora doutora Márcia Angela Aguiar, na Sala do Conselho, no Campus Gilberto Freyre, em Casa Forte.
Na ocasião, foi aprovada a proposta de atualização do regimento geral dos cursos de pós-graduação lato sensu, coordenados pela Diretoria de Formação Profissional e Inovação (Difor). Com relatoria da professora Aida Monteiro, diretora de Planejamento e Administração (Diplad), o parecer propõe, de acordo com o artigo 9º da resolução nº 1 da Câmara de Educação Superior do Ministério da Educação de 6 de abril de 2018, que o corpo docente dos cursos seja constituído por, no mínimo, 30% de profissionais com títulos obtidos em programas de pós-graduação stricto sensu.
Após análise e discussão do relatório da coordenadora-geral do Centro de Estudos de Cultura, Identidade e Memória (Cecim/Dipes), Darcilene Gomes, sobre a proposta da criação de banco de cursos e instrutores para os cursos de especialização ofertados pela Diretoria de Formação Profissional e Inovação (Difor). O pleno deliberou que fossem formalizados editais para os referidos cursos, com proximidade para os servidores da Fundaj. Ao final da sessão, cada diretoria fez os seus informes gerais.
Participaram da reunião a diretora da Diplad, Aida Monteiro, a diretora da Difor, Ana Abranches, o diretor de Pesquisas Sociais (Dipes), Wilson Fusco, o diretor de Memória, Educação, Cultura e Arte (Dimeca), Túlio Velho Barreto, o chefe de Gabinete da Presidência, José Amaro Barbosa, o coordenador-geral do Museu do Homem do Nordeste (Muhne/Dimeca), Moacir dos Anjos, a coordenadora-geral de Estudos da História Brasileira (Cehibra/Dimeca), Nadja Tenório, a coordenadora-geral da Escola de Inovação e Políticas Públicas (EIPP/Difor), Luciana Rosa Marques, a coordenadora-geral do Centro de Estudos em Dinâmicas Sociais e Territoriais (Cedist/Dipes), Edneida Cavalcanti, a coordenadora-geral de Comunicação e Mídia (CGCOM/Presidência), Karla Veloso, a procuradora Márcia Teixeira, o auditor-chefe Rafael Meira, o ouvidor Leonardo Vigolvino, a corregedora Edna Silva, a secretária-executiva da Presidência, Luciana Campelo, e a assessora institucional, Mônica Monteiro.