Notícias
Fundaj promove oficina sobre gerenciamento de referências para alunos do Pibic
O Comitê do Programa Institucional de Iniciação Científica (Pibic), da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), promoveu, na tarde desta sexta-feira (14), uma oficina para alunos do programa, cujo tema foi "Gerenciamento de Referências: Mendeley na Prática". O encontro aconteceu no Laboratório de Informática do Campus Anísio Teixeira, da Fundaj, em Apipucos.
A oficina foi ministrada pela coordenadora da Iniciação Científica da Fundaj, Beatriz Mesquita. Segundo ela, o gerenciamento de referências bibliográficas é algo imprescindível para qualquer pesquisa acadêmica. "O gerenciamento de referências sempre aconteceu, mas manualmente. Já existem plataformas online que facilitam, e muito, esse trabalho. Como eu utilizo a ferramenta Mendeley, procurei passar a minha experiência para esses estudantes da graduação. Sem dúvida alguma, vai ajudá-los muito daqui pra frente, vai agregar conhecimento. Mas é importante deixar claro que a pesquisa bibliográfica é mais importante que esse gerenciamento", afirmou.
Beatriz também informou aos jovens presentes que eles têm acesso gratuito às melhores publicações científicas do mundo. "A Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação) disponibiliza para universidades públicas, institutos federais, Fundaj e outras instituições o Portal de Periódicos. E esses alunos do Pibic têm acesso a todo esse vasto material."
A coordenadora fez questão de destacar ainda que o Pibic da Fundaj tem dois diferenciais. "Durante a iniciação científica, promovemos uma jornada para apresentação de relatórios parciais dos graduandos. Além disso, disponibilizamos oficinas e minicursos que ajudarão esses jovens nessa jornada acadêmica que está apenas começando", complementou.
Wesley Santiago, estudante de Ciências Biológicas com Ênfase em Ciências Ambientais, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), sabe bem disso. "O PIBIC/Fundaj faz várias ações acadêmicas que visam fortalecer o aluno no desenvolvimento de suas pesquisas. A gente já teve acesso a oficinas sobre a plataforma Canva para deixar as nossas apresentações visualmente melhores; outra sobre a elaboração de artigo científico; e esta de hoje, dentre outras. Destaco também a realização da jornada de apresentação dos relatórios parciais. Sem dúvida alguma, saímos daqui bem preparados."