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Fundaj promove mesa sobre a Sociologia na reforma do Ensino Médio na região Sudeste
A Diretoria de Formação Profissional e Inovação da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), por meio do seu Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio) e o Comitê de Pesquisa sobre Ensino de Sociologia da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) promoveu, nesta segunda-feira (20), a segunda live da série “A Sociologia na Reforma do Ensino Médio nos Estados”. Cada mesa virtual debate uma região do país e, a desta noite teve como foco o Sudeste.
Mediado pela pesquisadora da Casa Viviane Toraci, o debate contou com a participação de Débora Goulart (Unifesp) para falar sobre o estado de São Paulo, Marili Junqueira (UFU) e Paulo Vinícius Faria (SEE-MG) para apresentarem dados sobre Minas Gerais, e Sabrina Galeno (UFRRJ) e Kelly Pedroza (Colégio Pedro II) para debaterem sobre a perspectiva do Rio de Janeiro.
Ao longo da mesa, foram apresentados resultados preliminares de um projeto de pesquisa interinstitucional conduzido pela Fundaj e SBS sobre o assunto. Débora Goulart destacou o estado de São Paulo como um dos pioneiros na implementação da nova base curricular e fez uma linha do tempo com documentos oficiais desse processo.
Marili e Paulo adicionaram à discussão informações sobre o material de apoio pedagógico para aprendizagens e ferramentas utilizadas no Rio de Janeiro. Já Sabrina e Kelly complementaram ressaltando os princípios e pressupostos da proposta curricular da reforma e identificando os atores políticos e sociais envolvidos e seus papéis no processo.
“Eu acho que esse tipo de entendimento, como cada disciplina está sendo colocada no novo Ensino Médio é muito importante porque a gente só pode ter interdisciplinaridade a partir da disciplinaridade. Entendendo a identidade de cada uma das disciplinas, nós construímos as pontes e as redes”, destacou Marili.
A transmissão das mesas virtuais está sendo feita pelo canal do YouTube da Fundaj e segue até o dia 4 de julho, sempre às segundas-feiras, às 18h.