Notícias
Fundaj promove debates sobre a água e suas diferentes dimensões diante do cenário de crises
Com o objetivo de discutir temas relacionados aos desafios da gestão da água, a Fundação Joaquim Nabuco inicia, no dia 23 de fevereiro, às 14h, o Ciclo de Lives “Cirand'água”. Ao longo deste ano, no canal da Fundaj no YouTube, serão exibidos debates sobre questões como a gestão integrada e adaptativa, participação social, justiça social e o desenvolvimento sustentável do recurso natural.
Promovido pela Diretoria de Pesquisas Sociais (Dipes) da Fundaj, o projeto aborda em sua primeira live “Os desafios da governança da água no Brasil e na América Latina, passadas duas décadas do Século XXI”, que terá como palestrante convidado o Dr. José Esteban Castro, pesquisador do Conselho Superior de Pesquisas Científicas e Técnicas (Conicet) - Argentina, e coordenador da Waterlat-Gobacit (Rede global de ensino, pesquisa e intervenção prática no campo da política e da gestão da água e dos serviços baseados no uso da água). O evento online conta ainda com dois debatedores: Rosana Garjulli (COM SENSO; OGA) e Alexandre Pires (ASA Brasil).
O encontro virtual tratará de assuntos como os regimes conflitantes de governança e Política das águas, os obstáculos e as oportunidades no processo de democratização da Política. Também será falado sobre os aspectos do tema no plano internacional e na América Latina, e os aprendizados e desafios atuais da área. “Acredito que o maior desafio atual da governança da água é a necessidade de aprofundar o processo de democratização substantiva da Política e a gestão desse recurso em suas esferas”, afirmou Dr. José Esteban.
Debate urgente
Cerca de 70% da superfície da Terra é composta por água, recurso que garante a sobrevivência dos seres vivos. O usufruto do recurso é um direito humano, e para ser atendido carece de uma boa gestão voltada às dimensões ecológica, cultural, social e econômica. De acordo com dados do Conselho Mundial da Água (World Water Council), hoje existe uma crise global de gerenciamento do recurso, que afeta bilhões de pessoas e o meio ambiente. O cenário de crise é reforçado por informações da Water Organization, ONG que trabalha com questões relacionadas à água, que considera a crise hídrica como quinto maior risco global que impacta a sociedade. “A discussão sobre as águas é estratégica e se coloca como grande desafio diante da crise hídrica e da emergência climática que se impõem no contexto atual. São realidades que exigem mudanças de paradigmas, colocando a relação sociedade e natureza não humana no centro da questão. Isso requer aprofundar aspectos que vão além da tríade quantidade-qualidade-acesso a água”, afirmou a pesquisadora da Dipes e coordenadora do evento, Edneida Cavalcanti.
Lives do Ciclo
Os demais encontros do projeto estão previstos para os meses de março, maio, julho, setembro e novembro de 2022. Todos apoiados pelo Observatório da Governança das Águas (OGA), pela Rede Waterlat-Gobacit e Associação Águas do Nordeste (ANE). A ideia é que cada edição tenha uma linguagem diferente, articulando-se com aspectos culturais como a música, as artes plásticas e a dança. Do ciclo de debates, será produzido um livro e/ou um caderno especial, na linha do que já é desenvolvido pela Rede Waterlat-Gobacit.
Serviço:
Live “Os desafios da governança da água no Brasil e na América Latina passadas duas décadas do Século XXI”
Coordenação: Edneida Cavalcanti (Fundaj) e ngelo Lima (OGA)
Palestrante: José Esteban Castro (Conicet, Argentina; Rede Waterlat-Gobacit)
Debatedores: Rosana Garjulli (COM SENSO; OGA) e Alexandre Pires (ASA Brasil)
Data: 23 de fevereiro de 2022
Horário: 14h às 16h
Plataforma: Canal da Fundaj no YouTube