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Fundaj presente no XIII Workshop Nacional e III Internacional de Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido Brasileiro
Servidoras da Diretoria de Pesquisas Sociais (Dipes) da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) participaram do XIII Workshop Nacional e III Internacional de Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido Brasileiro – Wecsab. O encontro foi realizado de 27 a 29 de novembro, na Uneb, em Juazeiro, na Bahia. O marcou os 10 anos do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA), da Universidade Estadual da Bahia (UNEB).
A pesquisadora e coordenadora-geral do Centro de Estudos em Dinâmicas Sociais e Territoriais (Cedist/Dipes/Fundaj), Edneida Cavalcanti, participou da mesa de abertura e destacou cinco desafios, que também considera como faróis para a educação contextualizada. O primeiro é a importância de encarar os desafios e incertezas trazidos pela conjugação de crises na sociedade contemporânea, fruto da desconexão do humano com os processos terrestres, da apropriação e expropriação de paisagens e de gentes, numa lógica baseada na privatização da terra, na escravização de pessoas e no patriarcado.
Já o segundo desafio apontado pela pesquisadora é a ousadia de alimentar a imaginação da coexistência e de outro futuro viável. Em terceiro, Edneida Cavalcanti elencou a descolonização dos processo educativos e o mergulho em outras cosmovisões e formas de produção do conhecimento. Como quarto tópico, a capacidade de desacelerar e de reconectar com práticas comunitárias, de estar presente com inteireza e retomar a educação pelos afetos.
Já o quinto desafio indicado pela pesquisadora é a ampliação das iniciativas de pesquisas sobre a temática da educação contextualizada para a convivência com o semiárido e as iniciativas de políticas públicas que fortaleçam essa trajetória de mais de duas décadas.
“Nesse sentido, ao longo dos últimos anos a Fundaj tem iniciativas importantes de incidência em políticas públicas, na melhor compreensão das práticas relacionadas a essa temática e, também, em processos formativos”, ressaltou Edneida Cavalcanti.
Na ocasião também aconteceu a reunião da Rede de Educação do Semiárido (Resab). Estiveram presentes: Edilene Barbosa Pinto (Fundaj), José Jaime Freitas Macedo (Univasf - São Raimundo Nonato – PI), Edmerson dos Santos Reis (Uneb), Janirza Rocha Lima (RESAB - Selo Editorial), Neuma Borges (COOTAPI – PI), Paulo César Oliveira (Cáritas Piauí), Érica Vanessa (ADAC), Aldenisse Souza Silva (IRPAA), e ainda o reitor da Univasf Telio Nobre Leite e a diretora do DCH III/Uneb Juazeiro Andrea Cristina Santos. Na ocasião foi realizada uma palestra do doutorando Marcos Viana - Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido e a promoção da justiça social na perspectiva da luta pelo reconhecimento e redistribuição.
Edilene Barbosa destacou que na reunião foi discutido o planejamento das atividades da Rede para 2025 com vista aos 25 Anos Resab. Nesse sentido foi deliberado a realização de um seminário integrando o projeto do III Encontro Semiárido e Educação, evento criado pela Fundaj. A presença do reitor da Univasf, Telio Nobre Leite, garantiu a parceria para utilização do espaço MultiEventos daquela universidade para a realização deste III Encontro. Na ocasião, também foram discutidas e aprovadas as normas de publicação para os Cadernos Multidisciplinares Resab no formato eletrônico e a apresentação do novo Conselho Editorial do referido Caderno.