Notícias
Fundaj participa da posse do novo diretor do Instituto Nacional do Semiárido (INSA)
A coordenadora do Centro de Estudos em Dinâmicas Sociais e Territoriais (Cedist) da Diretoria de Pesquisas Sociais (Dipes) da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Edneida Cavalcanti, participou da cerimônia de posse do novo diretor do Instituto Nacional do Semiárido (INSA), José Etham de Lucena Barbosa. O evento foi realizado na manhã desta quinta-feira (20), na sede do INSA, em Campina Grande (PB), reunindo autoridades e especialistas da área científica.
Na ocasião, Edneida representou a presidenta da Fundaj, a professora doutora Márcia Angela Aguiar, e o diretor de Pesquisas Sociais da Instituição, Wilson Fusco. A solenidade contou com a presença da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, além de representantes de instituições de pesquisa, como o diretor do Centro de Tecnologia Estratégicas do Nordeste (Cetene), Marcelo Carneiro Leão.
O INSA é uma Unidade de Pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Sua missão é promover o desenvolvimento científico e tecnológico do Semiárido brasileiro, integrando polos socioeconômicos e ecossistemas estratégicos da região. Para isso, realiza pesquisas, estudos e ações voltadas para a inovação tecnológica e social, fortalecendo o desenvolvimento sustentável.
Durante a posse, foram discutidos desafios e perspectivas para o desenvolvimento do Semiárido brasileiro, com ênfase no fortalecimento das pesquisas e da inovação para a região. Edneida Cavalcanti destacou a relevância da participação da Fundaj no evento e a importância do INSA para a formulação de estratégias voltadas à convivência com o Semiárido. "É um momento importante, que fortalece a presença dessas instituições públicas federais ligadas a ministérios diferenciados, mas que têm esse recorte da região Nordeste na sua atuação direta. O INSA, o Cetene, a Sudene, a Fundaj, podem cumprir um papel significativo pensando no desenvolvimento sustentável para o Nordeste. É importante pensar nessa articulação interinstitucional e identificar pontos de convergência, complementariedade no trabalho dessas instituições, para que possam atuar de forma mais coordenada", destacou.
A pesquisadora também frisou a relevância da ciência para o desenvolvimento da região. "No discurso de posse do diretor, foi enfatizada a importância de olhar para a ciência como um potencial transformador para a região. E não como um privilégio, não como algo encapsulado dentro das instituições, mas como um compromisso que se articula na produção de conhecimento e na interação junto aos movimentos sociais, os diversos segmentos governamentais e também junto às empresas", concluiu.
José Etham de Lucena Barbosa assume a direção do INSA com uma trajetória marcada pela atuação na área de pesquisa e desenvolvimento para o Semiárido. Doutor em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), ele tem experiência em projetos voltados à segurança hídrica, agricultura e mudanças climáticas.