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Fundaj participa da edição de 2024 da Reunião Global de Educação
A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), instituição vinculada ao Ministério da Educação (MEC), participou da edição de 2024 da Reunião Global de Educação - Global Education Meeting (GEM), em inglês, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Realizado da quinta-feira (31/10) ao sábado (02/11), a GEM reuniu ministros da Educação (56), vice-ministros da Educação, presidentes de instituições, acadêmicos, representantes de estudantes, trabalhadores da educação e organizações da sociedade civil de 94 países, totalizando um público superior a 600 pessoas. O evento foi organizado pelo MEC em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
A GEM acontece a cada dois anos. Esta foi a primeira vez que ocorreu fora da Europa. As edições anteriores ocorreram em Paris e Bruxelas. Durante o encontro, as autoridades da educação mundial debateram a edição de 2024 do Relatório de Monitoramento Global da Educação 2024/Unesco, que monitora a situação mundial da educação Relatório de Monitoramento Global da Educação 2024. Também discutiram as primeiras sessões de revisão do progresso do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4, que busca assegurar educação inclusiva, equitativa e qualitativa, além de promover oportunidades de aprendizagem para todos ao longo da vida.
O ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, destacou a importância de se assegurar uma educação pública de qualidade para todos, garantindo que nenhum jovem esteja fora da escola. “Nestes quase dois anos de governo, focamos na criação de políticas que trabalham para atingir esse objetivo, como o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e o Pé-de-Meia. Para continuarmos com essas melhorias, precisamos de diálogos como os que têm sido promovidos nesta reunião”, declarou.
A presidenta da Fundaj destaca a importância do evento, sobretudo, as trocas de experiências entre os representantes das instituições nacionais e internacionais.
Relatório - Os dados apresentados pelo Relatório de Monitoramento Global da Educação 2024, apontam para a estagnação ou redução de indicadores educacionais em todo o mundo e para a falta de lideranças escolares capazes de melhorar os níveis de ensino. Considerando o cenário atual de prioridades concorrentes e orçamentos nacionais limitados, o documento sinaliza aos seus Estados-membros a necessidade de criar novos mecanismos de financiamento.
Diretora-Geral Adjunta de Educação da Unesco, Stefania Giannini destacou que a educação é o principal impulsionador do progresso em todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável [ODS]. “Enfrentamos crises urgentes de equidade e financiamento. Hoje, pedimos uma liderança decisiva para enfrentar essas crises entrelaçadas e aumentar drasticamente o investimento em educação.”
O relatório pede, também, a adoção de um currículo educacional que debata os desafios globais enfrentados atualmente: a ação climática, a promoção da paz, os direitos humanos e a igualdade de gênero. São exigidas ações em quatro áreas principais: definição de expectativas, foco no aprendizado, promoção da colaboração e desenvolvimento de pessoas.
Manos Antoninis, diretor do relatório GEM, ressaltou a importância da criação de novas lideranças para alcançar esses objetivos. “O relatório de 2024 aponta que, nos últimos anos, o nível de aprendizagem caiu, o número de estudantes fora da escola não está diminuindo e a prioridade dada à educação pelos governos também reduziu. Com tantos desafios para a educação, precisamos de mais líderes, não só dentro das escolas, mas em todos os setores da sociedade civil”, afirmou. Dados da Unesco apontam que, desde 2015, 110 milhões de jovens foram matriculados em escolas. No entanto, a mesma pesquisa indica que cerca de 250 milhões de crianças e adolescentes ainda não frequentam a escola.
Plenárias - A Reunião Mundial de Educação contou com um amplo espaço para debate e compartilhamento de experiências. Foram cinco salas de sessões plenárias e simultâneas, além de salas de reuniões bilaterais e uma exposição de estandes com representatividade mundial. Temas como crise climática, paz, direitos humanos, transformação digital e igualdade de gênero fomentaram os diálogos entre Ministros da Educação, sociedade civil, setor privado e jovens.
A presidenta da Fundaj destacou a relevância da Sessão Paralela “Acessibilidade e uso eficaz da tecnologia digital na educação (ODS 4.4.4.a)”. Com moderação de Mark West, especialista em Programas da Unesco, o painel teve a participação dos ministros da Educação da Arábia Saudita, Yousef Al-Benyan, de Gana, Yaw Osei Adutwum, e da Ucrânia, Kudriavets Yevhen; do diretor Geral da Educação Infantil, Primária e Secundária do Ministério da Educação, Cultura, Pesquisa e Tecnologia da Indonésia, Iwan Syahril, da diretora do Programa FORCE-N da Universidade Digital Cheikh Hamidou Kane do Senegal, Seydina M. Ndiaye, do professor da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília/Cátedra Unesco de Educação a Distância, Tel Amiel, e da coordenadora-geral da Campanha Brasileira pelo Direito à Educação, Andressa Pellanda.