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Fundaj lança edital para inscrição nos Cursos de Curta Duração
A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), por meio da Diretoria de Formação Profissional e Inovação (Difor), lançou o edital para inscrição, seleção e matrícula nos Cursos de Curta Duração. Estão sendo oferecidos 11 cursos, com um total de 410 vagas disponíveis, com reservas para grupos sociais específicos. O período de inscrição vai de 30 de maio a 26 de junho de 2024, com a seleção dos cursistas acontecendo de 27 de junho a 2 de julho e os resultados divulgados em 3 de julho. Os candidatos têm até 5 de julho para eventuais recursos, e o resultado final será anunciado em 8 de julho de 2024. O edital está disponível no link:
A Diretoria ressalta que as normas do edital estabelecem critérios específicos para a participação, conforme detalhado em cada curso e a observância estrita das regras é essencial para a continuidade no processo seletivo. Os cursos são gratuitos e voltados tanto para profissionais em busca de aprimoramento quanto para pessoas interessadas que desejam aprender mais sobre áreas específicas.
A oferta contempla diferentes modalidades, carga horária, cronograma e requisitos, conforme detalhado no Edital. As aulas podem ser presenciais, na Diretoria de Formação, ou online, via ambiente virtual de aprendizagem da Fundaj. Para obter o certificado, é necessário ter pelo menos 75% de presença e nota igual ou superior a 7,0.
Dentre as medidas de inclusão, destaca-se a reserva de vagas para determinados grupos sociais, como candidatos(as) autodeclarados(as) pretos(as), travestis, transexuais, transgêneros, pessoas com deficiência e integrantes de famílias de baixa renda. As inscrições são gratuitas e feitas online, por meio do link disponibilizado no Edital, com envio dos documentos em formato PDF.
Confira os cursos:
Curso: Administração Pública da Cultura
Professora: Amanda Patrycia Coutinho de Cerqueira
Ementa: Administração Pública da Cultura: Políticas Públicas e Administração Pública; Cultura e Diversidade – Transversalidade e Sustentabilidade; Administração Pública Contemporânea nas Três Esferas de Gestão; Economia da Cultura; Diagnósticos da Cultura; Planejamento na Cultura; Orçamento Público; Financiamento da Cultura; Governança Pública e Redes de Cooperação; Equipamentos e Dinâmica Cultural; Inovações nos Mecanismos Institucionais de Apoio e Ação Cultural.
Modalidade: Semipresencial
Carga horária: 15h
Vagas: 40
Requisito da seleção: Carta de intenção e ordem de inscrição.
Curso: Exercício do Controle Social na Saúde Indígena
Professora: Ana Carla Silva Alexandre
Ementa: Estudo sobre a participação e controle social na Atenção Integral à Saúde das populações indígenas. Aborda dados históricos, demográficos e epidemiológicos das populações indígenas do Brasil e da Região Nordeste. Preparar os discentes para desenvolver habilidades interculturais para efetiva configuração de um espaço de participação social dos povos indígenas com a implementação do Sasi.
Modalidade: A distância
Carga horária: 15h
Vagas: 40
Requisitos da seleção: Entrevista e carta de intenção.
Curso: Educação e Relações Étnico-raciais: a biografia de um conceito
Professor: Andrio Alves Gatinho
Ementa: A importância do componente racial na estruturação das desigualdades sociais no Brasil. Racismo e etnicidade. Movimentos negros e educação no Brasil. Discriminação e Relações étnico-raciais nas escolas brasileiras: currículo, formação de professores e materiais didáticos. Parâmetros legais para a reeducação das relações étnico-raciais na educação. Usos e formas de implementação da política do ensino de história e cultura afro-brasileira e africana no Brasil.
Modalidade: A distância
Carga horária: 45h
Vagas: 30
Requisitos da seleção: Carta de interesse na temática e a experiência profissional ou acadêmica com o tema.
Curso: Políticas Educacionais e Ensino Médio no Brasil
Professora: Catarina Cerqueira de Freitas Santos
Ementa: Estado e Políticas Educacionais. Dualidade Estrutural da Educação. Estrutura e organização do Ensino Médio no Brasil. Concepções de Ensino Médio Integrado e Educação profissional.Reformadores Empresariais do Brasil e o contexto de implementação da Reforma do Ensino Médio. BNCC e Reforma do Ensino Médio. Políticas de Tempo Integral no Ensino Médio. Mobilizações e resistências contra a Reforma do Ensino Médio.
Carga horária: 30h
Vagas: 30
Modalidade: A distância
Requisitos da seleção: Carta de intenção com: 1) Link do currículo lattes; 2) Resumo com: a) Apresentação da trajetória acadêmica/profissional até o momento; b) Argumentação de como o curso poderá contribuir para o crescimento pessoal e para a qualificação profissional do candidato.
Curso: História do Antirracismo e Direitos Humanos
Professora: Cibele Barbosa da Silva Andrade
Ementa: Historicidade do conceito de raça, racismo e antirracismo. Principais marcos da luta antirracista no Ocidente. Questão racial no Brasil e nos EUA na primeira metade do século XX. Antirracismo e descolonização do continente africano. A criação das Nações Unidas e os debates sobre raça. A Unesco e a educação antirracista.
Modalidade: A distância
Carga horária: 45h
Vagas: 40
Requisitos da seleção: Ordem de inscrição. Condições mínimas exigidas para seleção: graduado(a) ou graduando (a) em História, Ciências Sociais ou áreas afins.
Curso: Inteligência Artificial aplicada ã Audiodescrição com enfoque em inclusão socioeducacional
Professor: Ernani Nunes Ribeiro
Ementa: Educação e Sociedade O curso, Inteligência Artificial aplicada ã Audiodescrição com enfoque em inclusão socioeducacional, com 60 horas de duração em formato semipresencial, aborda desde os fundamentos da educação inclusiva e IA até suas práticas aplicadas em sala de aula, incluindo princípios éticos da IA, técnicas de audiodescrição, e um projeto integrador final. Assim sendo, objetiva-se atualizar professores e pesquisadores que atuam com e no processo de inclusão educacional, para integrar tecnologias emergentes, práticas inclusivas e a audiodescrição, com enfoque no aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem-avaliação.
Modalidade: Semipresencial
Carga horária: 60h
Vagas: 40
Requisitos da seleção: 1. Ordem de inscrição; 2. Carta de intenção.
Curso: Os Caminhos da Gestão Escolar na Escola Pública
Professores/as: Givanildo da Silva/ Edlene Cavalcanti Santos / Inalda Maria dos Santos/ Lana Lisiêr de Lima Palmeira
Ementa: Fundamentos histórico-político-cultural sobre a gestão escolar. Mudanças educacionais e repercussões na escola. Legislação educacional e práticas de gestão escolar. Organização da escola e a complexidade educativa. A participação na escola e os encaminhamentos políticos para as ações educativas.
Modalidade: A distância
Carga horária: 75h
Vagas: 40
Requisitos da seleção: 1) ser gestor escolar de escola pública; 2) tempo de atuação na função de gestor escolar; 3) Não ter formação continuada na área (lato sensu).
Curso: Teoria Musical
Professor: Gueber Pessoa Santos
Ementa: Estudo dos elementos que fundamentam a teoria musical. Análise da grafia musical e seu significado (notas, figuras, valores, claves, compassos, entre outros). Compreensão da linguagem musical e suas estruturas. Exame de questões sobre as regras da teoria musical de forma gradual e evolutiva.
Modalidade: Presencial
Carga horária: 60h
Vagas: 30
Requisitos da seleção: Os/As candidatos/as realizarão prova prática de instrumento musical ou canto e entrevista.
Curso: A construção de assemblages por crianças: uma proposta de arte para a educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental
Professor: Paulo Nin Ferreira
Ementa: Conceito e importância da Assemblage Infantil na Educação na perspectiva da educação estética e do jogo, como meio para o desenvolvimento da expressão pessoal e coletiva, articulado às manifestações artísticas históricas do dadaísmo e surrealismo, resguardando o direito às diferenças das formas de expressão visual.
Modalidade: Presencial
Carga horária: 45h
Vagas: 40
Requisitos da seleção: Docentes da educação infantil, docentes das séries iniciais do ensino fundamental ou estudantes de licenciatura em pedagogia ou artes visuais, por ordem de inscrição.
Curso: Gestão Participativa na Escola
Professoras: Verönica Soares Fernandes / Cibele Maria Lima Rodrigues
Ementa: Gestão democrática escolar: princípios, fundamentos teóricos e desafios da gestão democrática; processos e instâncias decisórias e consultivas; processos de participação e democracia na escola; Projeto Político Pedagógico - concepções, legislação, estrutura e construção; Metodologia de construção do PPP.
Modalidade: Presencial (27h/a), com 3h/a assíncronas
Carga horária: 30h
Vagas: 40
Requisitos da seleção: Gestores, docentes, discentes e demais profissionais da educação, prioritariamente, da rede pública de ensino.
Curso: Legislação e Políticas Ambientais : dos desafios globais aos regionais e locais
Professoras: Virgínia de Carvalho Leal / Maria Lúcia Barbosa
Ementa: O curso visa compreender a proteção jurídica do meio ambiente, a partir da tutela constitucional ambiental e da evolução da legislação ambiental no Brasil e no cenário internacional, com ênfase nas políticas ambientais nacionais e regionais estabelecidas. Gerar, consolidar e refinar a consciência individual, ambiental e social. A evolução do tutela jurídica do meio ambiente; os marcos internacionais e nacionais da proteção ambiental.; conceito jurídico de meio ambiente e princípios do Direito Ambiental; a Agenda 2030 e os 17 ODS da ONU; o meio ambiente na CF/88; a Política Nacional do Meio Ambiente e o SISNAMA; o Sistema Nacional e Estadual de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC); a Política Nacional e Estadual de Resíduos Sólidos; a Política Nacional e Estadual de Mudanças Climáticas e a Política Nacional de Combate à Desertificação.
Modalidade: Presencial
Carga horária: 30h
Vagas: 40
Requisitos da seleção: Carta de intenção demonstrando o interesse e motivação em participar do curso e Curriculum Vitae.